sábado, 27 de abril de 2013

José E Santos e Obasanju abordam situação na Guiné-Bissau

Luanda: O Chefe de Estado angolano, José Eduardo dos Santos, recebeu esta semana, no Palácio Presidencial, à Cidade Alta, em Luanda, uma mensagem verbal do seu homólogo da Nigéria, Goodluck Ebele Jonathan, transmitida pelo ex-presidente daquele país, Olusegun Obasanjo.

Em declarações à imprensa, à saída do encontro, de cerca de uma hora, Olusegun Obasanjo disse ter aproveitado o ensejo para reforçar a amizade pessoal com o líder angolano, além de abordar também questões ligadas à conjuntura africana.

O político que esteve em Luanda na qualidade de enviado especial de Goodluck Ebele Jonathan, precisou que durante a conversa com José Eduardo dos Santos foram passadas em revista questões que se prendem com as relações entre Angola e a Nigéria.

O antigo Chefe de Estado e membro do Comité de Sábios da União Africana destacou que um dos assuntos discutidos prende-se com a situação vigente na Guiné-Bissau, tendo em conta a importância para os dois países.Informou que acordaram perspectivar as vias conducentes à resolução do problema da Guiné-Bissau, sublinhando a disponibilidade manifestada pelo estadista angolano.Olusegun Obasanjo governou a Nigéria entre 1999 e 2007 e é tido como um africanista, sendo dos principais impulsionadores do lançamento da NEPAD (Nova Parceria para o Desenvolvimento de África), entre outras iniciativas continentais.


Opinião dos  leitores no FACEBOOK

Areolino Lopes da Cruz NOVAS DA GUINÉ-BISSAU: José E Santos e Obasanju abordam situação na Guiné-Bissau. Essa notícia é para deixar de perplexo os guineenses de bom senso. Porque a Nigéria faz parte daquela cambada de "paíes" (quer dizer de regimes que vigoram nesses países) inveijosos - caso do Senegal que nos quer sempre submissos e dependentes a eles, arrogantes - caso da própria Nigéria, por se considerar gigante da nossa zona, claro que é, mas que não se sentiu bem com a presença dos angolanos que veio simplesmente para nos ajudar, já que eles não fazem e odiosos - caso da Costa de Marfim, que quer vingar a todo custo Angola pelo apoio que José E dos Santos prestou ao antigo Presidente GBagbou e logo a descarga veio para cima de nós, pobres e coitados. O Burkina Faso entrou nessa história sabe-se la como e porquê, mas está metido. Portanto, é um mini CEDEAO que entrou nessa história de apoiar golpe de estado e que agora querem bater com os pés por causa dos americanos que lhe estão em cima. O Burkina Faso já anunciou a retirada das suas tropas até 5 de Maio deste ano, por falta de orçamento para manutenção das suas forças no terreno e, logo vem outros tantos e certamente pelas mesmas razões. Essa posição do Mini CEDEAO vem sobretudo à rasto do Senegal, porque numa primeira fase após o golpe foi veementemente condenado para logo de seguida reconhecerem o novo regime. Mas não sabiam com quem estavam a meter, só que agora para sairem é um bico de obra. Senegal tem inveija do projecto de Porto de Buba e da exploração dos nossos minerais, portanto farão tudo para sempre nos adias as nossas realizações, coisas que esses patetas, burros e gananciosos não conseguem enxargar e tocam a fazer distarates por causa das suas ganancias desmedidas. Estamos sentados e sem pressa para assistir tudo aquilo que vai sair dessa recambulesca situação de golpes de estado, é toda hora o país não avança e o povo está completamente exausto. Peço as minhas desculpas caso for inconveniente e muito obrigado.

Sem comentários:

Enviar um comentário