sexta-feira, 26 de abril de 2013

Situação da Guiné-Bissau é notícia triste para África, diz Mo Ibrahim

Font: Rádio ONU

25/04/2013 17:00

O milionário e filantropo africano, Mo Ibrahim, avaliou a atual situação da Guiné-Bissau como "uma notícia triste" na liderança dos países de língua portuguesa em África.

Nova York - O milionário e filantropo africano, Mo Ibrahim, avaliou a atual situação da Guiné-Bissau como "uma notícia triste" na liderança dos países de língua portuguesa em África.

Ele falou à Rádio ONU, quarta-feira, em Nova York, após participar num evento sobre economia e sociedade nas Nações Unidas.

Ibrahim disse que o quadro político da Guiné-Bissau é uma notícia triste se comparado ao de Cabo Verde. Nos países de língua portuguesa, mencionou Portugal que "não está em boa forma." O milionário disse que a liderança aparece de forma excecional e pode ser encontrada em outros países ou na África do Sul ou no Botsuana, que podem produzir "líderes maravilhosos."

A Guiné-Bissau passa por um processo de transição, após um golpe militar ocorrido em abril do ano passado. A ONU está envolvida na busca de uma solução para o país, em coordenação com a União Africana,  bloco regional, Cedeao, e a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, CPLP.

Mo Ibrahim é o mentor da fundação que premiou os antigos presidentes de Cabo Verde, Pedro Pires,  e de Moçambique, Joaquim Chissano, com um galardão  atribuído, anualmente, para celebrar exemplos de boa liderança no continente.

Sem comentários:

Enviar um comentário