terça-feira, 16 de abril de 2013

Guiné-Bissau, as particularidades de um país no 180.º lugar da FIFA

A Guiné-Bissau, que ocupa o lugar 180 no ''ranking'' da FIFA, tem várias particularidades no futebol, como uma mulher presidente de um clube e treinadores que trabalham em clubes diferentes.

ImagemA jornalista Maria da Conceição (São) Évora é a primeira e única mulher a liderar um clube de futebol. É o atual campeão em título, mas, no presente campeonato, o Atlético Clube de Bissorã anda pelos últimos lugares, correndo o risco de descer de divisão. A presidente São Évora diz que isso não vai acontecer.


O que acontece com frequência no país é um treinador orientar uma equipa masculina de um clube e ser responsável noutro clube no campeonato feminino.


Herculano Cubaba, também conhecido por Mourinho da Guiné-Bissau, é treinador da equipa sénior do Nuno Tristão Futebol Clube de Bula e, ao mesmo tempo, ''mister'' das raparigas do Estrela Negra de Bissau (equipa militar).


Já Dominguinho Fernandes é treinador da equipa masculina da União Desportiva Internacional de Bissau (UDIB) e é o responsável pelos juniores de uma academia de futebol, que também disputa o campeonato nacional de juniores.


O massagista do Clube Futebol ''Os Balantas'' de Mansoa, Baio Danso, é o treinador da equipa feminina sénior do mesmo clube, que é presidido por um capitão da Guarda Nacional.


O ex-árbitro Aristóteles Soares da Gama (vulgo Totó) deixou o apito para ser treinador principal do Futebol Clube da Mavegro. Até recentemente era o diretor técnico da Mavegro, mas devido aos maus resultados passou a ser o treinador principal.


Num país praticamente sem energia elétrica da rede pública há muito tempo, de vez em quando tem jogos de futebol à noite no Estádio Lino Correia (Bissau), onde o novo presidente da Federação, o empresário e deputado Manuel Nascimento Lopes, colocou um potente gerador, cujo gasóleo paga do seu próprio bolso.


No futebol guineense há nomes para todos os gostos. Dos Lagartos de Banbadinca aos Tigres da Fronteira (de São Domingos), passando pelos Tubarões dos Bijagós (Bubaque) até chegar às Estrelas de Cantanhez. Há ainda o Flamengo de Pefine, ''Os Balantas'' de Mansoa, ou os Palestra de Quinhamel.


A Guiné-Bissau tem campeonatos de primeira, segunda e terceira divisão, bem como campeonatos feminino, dos juniores e dos juvenis, mas apenas conta com dois verdadeiros campos, um com relva sintética e outro com relva natural.


Nos seus quadros de árbitros tem em Rosalina Dayvies uma das melhores juízes do país, o que tem provocado alguma inveja dos homens do apito, tal é a apreciação positiva que recebe sempre que apita uma partida.


O futebol é o principal desporto da Guiné-Bissau.

Sem comentários:

Enviar um comentário