quinta-feira, 4 de abril de 2013

Governo de transição apresenta novos passaportes biométricos

Bissau - O Governo de transição da Guiné-Bissau apresentou hoje (quarta-feira) o novo passaporte biométrico, a ser produzido a partir de agora apenas no país e "com risco de falsificação mínimo", segundo os responsáveis. 

A apresentação do novo passaporte, "biométrico e policarbonato", foi feita na sede da INACEP- Imprensa Nacional, a empresa pública que vai fazer os novos documentos, na presença de quase todo o Governo de transição, chefias militares e representantes da comunidade internacional.  

O novo passaporte, nas palavras do Primeiro-ministro de transição, Rui de Barros, é uma forma de reafirmar a soberania do país e vai de encontro à política da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) de ter um passaporte comunitário.  

O novo passaporte será também feito na Guiné-Bissau, pela Imprensa Nacional, salientou Rui de Barros, segundo o qual os antigos passaportes eram feitos no exterior e o país perdia o controlo da produção e da emissão.  

Vítor Cassamá, director da INACEP, disse aos jornalistas que a Guiné-Bissau foi o sétimo país do mundo a adoptar o novo sistema (biométrico e policarbonato) e que "o risco de falsificação é mínimo, quase impossível".     "Testámos e achamos que é uma tecnologia moderna e de ultra segurança", disse o responsável, segundo o qual a emissão de passaportes passa a ser centralizada em Bissau.  

Vítor Cassamá explicou que as principais embaixadas terão um sistema de passaportes e que os dados serão enviados ao Ministério do Interior, através do Ministério dos Negócios Estrangeiros, para o caso dos passaportes comuns.

"Quando se trata de um passaporte diplomático os dados são enviados da embaixada ao Ministério dos Negócios Estrangeiros e este envia-os à INACEP, que depois entrega o documento ao Ministério. Nenhum passaporte é emitido lá fora", disse.  

A Imprensa Nacional, segundo o director, está pronta para começar a emitir os novos passaportes a partir de hoje (quarta-feira)  e pode fazer até 250 mil por ano.

A emissão dos novos passaportes está em testes há cinco meses.  

Não foi divulgado o preço dos novos passaportes.  

A INACEP imprime todos os jornais da Guiné-Bissau, os boletins oficiais e também livros.

Sem comentários:

Enviar um comentário