quinta-feira, 25 de abril de 2013

Sindicatos suspendem greve do Ministério das Finanças

Bissau  - A greve dos trabalhadores do Ministério das Finanças da Guiné-Bissau foi hoje (quarta-feira) suspensa por iniciativa dos sindicatos mas pode ser retomada no início de Maio, disse uma fonte sindical. 

A greve tinha começado na passada quarta-feira e deveria durar pelo menos 10 dias, com os trabalhadores a reivindicarem o pagamento de subsídios atrasados. 

Carlitos Mendonça, porta-voz dos sindicatos, disse hoje (quarta-feira) à Lusa que os trabalhadores decidiram suspender a greve para possibilitar o pagamento dos ordenados da função pública do mês de Abril. 

Segundo o responsável, em conta esteve também o facto de na próxima semana se comemorar o dia do trabalhador (01 de Maio), uma data muito festejada na Guiné-Bissau.

"Se não interrompêssemos haveria uma crise no pagamento de salários", disse. 

Na última semana, segundo Carlitos Mendonça, Ministério e sindicatos reuniram-se mas não chegaram a acordo, embora o sindicalista tenha esperança de que haja "possibilidade de um acordo" nos próximos dias. 

Caso governo e sindicatos não se entendam é possível que haja nova greve após as comemorações do dia 01 de Maio, advertiu. 

Os sindicatos exigem o pagamento de incentivos em falta desde Junho do ano passado. 

Já em Fevereiro os funcionários do Ministério das Finanças estiveram em greve com a mesma reivindicação, o pagamento de seis meses (na altura) atrasados de subsídios, que são uma percentagem dos impostos que cobram e que está a ser retida pelo tesouro público.  

Sem comentários:

Enviar um comentário