domingo, 20 de janeiro de 2013

ZOPACAS aprova declarações sobre Guiné Bissau e RDC

Montevideo  - A sétima Reunião Ministerial da Zona de Paz e Cooperação do Atlântico Sul (ZOPACAS) que decorreu em Montevideu (Uruguai) na terça e quarta-feira, aprovou duas declarações sobre a Guiné Bissau e a RDC.

Sobre a Guiné Bissau o forum saudou a nomeação de Ramos Horta como novo enviado especial do secretário-geral da ONU para este apaís lusófono  e manifestou a total disponibilidade de apoiá-lo na sua missão. 

Os delegados manifestaram ainda o seu apoio aos esforços sustentáveis que veêm sendo desenvolvidos pela União Africana,  CEDEAO e  CPLP para solução da crise guineense, de forma a se restaurar a ordem constitucional respeitando-se as liberdades políticas e os direitos humanos.

Os participantes lamentaram as dificuldades por que passam os cidadãos da Guiné Bissau face a degradação  económica do país.  

Sobre a República Democrática do Congo (RDC) ,a sétima reunião Ministerial da ZOPACAS condenou os ataques do M23 ao mesmo tempo que expressou a sua solidariedade ao  Governo de Joseph Kabila, tendo saudado a contribuição dos países membros da ZOPACAS nos esforços  das Nações Unidas de manutenção da paz na RDC.

Recorde-se que na quarta-feira os ministros dos paises da ZOPACAS reunidos em Montevideo tomaram um conjunto de decisões que visam contribuir para a construção de zona de paz e cooperação no Atlântico Sul.

Angola esteve representada no encontro pelo ministro das Relações Exteriores Georges Chicoty que transferiu a presidência angolana assumida em 2007 para o Uruguai. 

Sem comentários:

Enviar um comentário