segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Morreu fundador do partido Resistência da Guiné-Bissau - Domingos Fernandes esteve em coma induzida nos últimos três dias

O fundador do partido Resistência da Guiné-Bissau (RGB, Movimento Bâfatá), Domingos Fernandes, morreu este sábado em Lisboa, vítima de doença, disse à agência Lusa fonte partidária em Bissau.

De acordo com a fonte, Domingos Fernandes, que se encontrava em tratamento médico num hospital na capital portuguesa, esteve em coma induzida nos últimos três dias, "mas hoje acabou por falecer".

Médico de profissão formado em Itália, Domingos Fernandes fundou em 1986, em Portugal, a RGB - Movimento Bâ Fatá, aquele que é considerado o primeiro partido da oposição democrática ao Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC).

Após a abertura política do país ao sistema multipartidário, Domingos Fernandes encabeçou as listas da RGB nas primeiras eleições gerais, tendo ficado na terceira posição, com 17,4% dos votos, e alcançado 18 deputados no Parlamento.

A RGB tornou-se assim na terceira força mais representativa atrás do PAIGC e do Partido da Renovação Social (PRS).

Nos últimos anos, a RGB tem vivido crises internas, facto criticado por Domingos Fernandes, que insistia em apelar à reconciliação daquilo a que chamava de "grande família Bâ Fatá".

Nos últimos tempos residia praticamente em permanência em Portugal, o que fez com que a sua atividade política no país fosse invisível.

Homem ligado à Igreja Católica, Domingos Fernandes era um orador eloquente e, nas palavras de um antigo colega de partido, "um profundo democrata".

Sem comentários:

Enviar um comentário