sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Campeonato de Futebol começa sábado após mais de um ano de interrupção

O campeonato de futebol da Guiné-Bissau começa no próximo fim de semana após mais de um ano de interrupção e terá como novidade um prémio de 15.200 euros e uma taça de campeão para o vencedor.

Segundo o vice-presidente da Federação de Futebol da Guiné-Bissau, Quicalá Baldé, pela primeira vez na história do futebol guineense a equipa que vencer o campeonato terá direito a uma recompensa monetária (10 milhões de francos CFA), uma taça e medalhas em ouro.

"É uma forma de dignificarmos o nosso futebol, premiando os melhores", disse Quicalá Baldé na conferência de imprensa que fez a antevisão do campeonato nacional da primeira divisão, que arranca sábado depois de mais de um ano em que a Guiné-Bissau esteve sem a prova devido a divergências na Federação.

O campeonato de futebol da primeira divisão da Guiné-Bissau conta com 10 clubes, mas até aqui o campeão apenas recebia uma taça e medalhas de bronze.

Existem também campeonatos de segunda e terceira divisões, mas por falta de verbas a Federação marcou o início dessas categorias para fevereiro.

Divergências na direção da Federação, que acabaram com a demissão do anterior presidente, José Medina Lobato, levaram com que não haja campeonato há mais de um ano, ao ponto de a FIFA mandar várias delegações para se inteirarem da situação.

"Já está tudo resolvido, este fim de semana, vamos voltar a ter o campeonato no país", assinalou o vice-presidente da Federação, antigo presidente de direção do Clube Futebol "Os Balantas" de Mansoa. O futebol é o desporto mais popular da Guiné-Bissau.

Sem comentários:

Enviar um comentário