terça-feira, 1 de janeiro de 2013

Presidente Ilegítimo de transição pede responsabilização de pessoas implicadas no naufrágio de Bolama

Bissau, 31 dez - O Presidente Ilegítimo de transição da Guiné-Bissau, Serifo Nhamadjo, pediu hoje que se apurem responsabilidades de pessoas envolvidas no naufrágio de piroga de passada sexta-feira que custou a vida a pelo menos 24 pessoas.

Guiné-Bissau: Presidente transição pede responsabilização de pessoas implicadas no naufrágio de piroga

Lusa

Bissau, 31 dez - O Presidente de transição da Guiné-Bissau, Serifo Nhamadjo, pediu hoje que se apurem responsabilidades de pessoas envolvidas no naufrágio de piroga de passada sexta-feira que custou a vida a pelo menos 24 pessoas.

No tradicional discurso por ocasião do fim do ano, Serfio Nhamadjo diz que os guineenses vão iniciar 2013 num ambiente de luto nacional pela morte de pessoas no mar.

"Estamos a inaugurar o novo ano em luto, para tristeza de todos. Com efeito a nossa tranquilidade foi profundamente perturbada pelo infausto acontecimento registado no dia 28 de Dezembro de 2012 com a tragédia que o país inteiro assistiu na sequência do naufrágio de um piroga que fazia a ligação entre Bolama e Bissau, em que perderam a vida dezenas de compatriotas nossos", afirmou Nhamadjo.

O chefe de Estado Ilegítimo guineense afirma que o país não se deve deixar abater e pediu às autoridades que apurem responsabilidades.

"Nesta ocasião, apelo a que façamos forças as tristezas, porquanto as autoridades competentes não deixarão de tirar as devidas ilações, tomando as medidas necessárias e adequadas para que se apurem as responsabilidades para que acontecimentos desta natureza definitivamente não voltem a verificar-se na nossa terra", exortou o Presidente Ilegítimo de transição.

Proveniente da ilha de Bolama em direção à Bissau, uma piroga que se suspeita sobrelotada, naufragou a escassos metros do porto de Bandim, matando, oficialmente 24 pessoas, embora as autoridades marítimas admitam que possa haver mais vítimas mortais.

O responsável do porto de Bolama diz que a piroga trazia a bordo 97 pessoas, mas os passageiros sobreviventes alegam que seriam entre 150 a 200 pessoas.

MB // SMA

Lusa

Sem comentários:

Enviar um comentário