sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Saúde: Cardiologista português consulta 350 doentes gratuitamente na Guiné-Bissau

Um cardiologista português pretende consultar em Bissau, de forma gratuita, 350 doentes guineenses que inicialmente aguardavam para serem transportados para Portugal, avança a agência Lusa.

O médico português, levado a Bissau pela Fundação Ricardo Sanhá, iniciou na quinta-feira as consultas no hospital Simão Mendes e no mesmo dia atendeu 92 pacientes com problemas cardíacos, revelou Ricardo Sanhá.

Até ao final do dia desta sexta-feira, o cardiologista português vai atender 69 pacientes, indicou ainda o patrono da Fundação Ricardo Sanhá, cuja acção principal tem sido, desde a sua criação em 2009, reduzir o número de doentes guineenses que vão em junta médica para Portugal.

Originário da Guiné-Bissau mas formado e residente em Portugal há vários anos, Ricardo Sanhá lamenta que em certos casos alguns doentes que são levados para Portugal podiam ser tratados na Guiné-Bissau.

O responsável da fundação dá o exemplo de que o especialista português acabou por descobrir que o hospital Simão Mendes tinha equipamentos que podiam perfeitamente ser usados para tratar os doentes com problemas cardíacos.

"Descobrimos que há equipamentos mas os próprios técnicos que estão no hospital desconheciam que esses equipamentos existiam lá. São equipamentos de ponta que vamos usar para tratar os doentes. É pena que esses equipamentos estejam aqui há três anos sem que fossem usados para atender os doentes", afirmou Ricardo Sanhá.

Os doentes que precisarem de intervenções cirúrgicas serão transportados para Lisboa ou para Dacar, no Senegal, a expensas da Fundação, disse o responsável, que em poucos dias de atendimentos enalteceu o trabalho do especialista português que tem sido coadjuvado pelos médicos guineenses.

Sem comentários:

Enviar um comentário