terça-feira, 19 de novembro de 2013

Mais de 30 mulheres detidas pela POP em Catio

Bissau - O Comissariado da Polícia de Ordem Pública (POP) em Catio deteve, na passada semana, 31 mulheres suspeitas da morte de outra mulher, que o grupo acusa de prática de feiticeira na povoação de Cadique Mbetna, região de Tombali, sul do país.

A informação foi avançada por uma fonte das autoridades policiais da Guiné-Bissau, citando o Comando da Província Sul, Divisão de Catio.


De acordo com a mesma fonte, a vítima Bitchete Na Sanha, com 46 anos de idade, foi espancada pelas suas colegas devido à acusação de prática diabólica contra uma pessoa que estava doente e que acabou por não resistir, tendo falecido a 14 de Novembro.


O processo relativo a este grupo de mulheres já foi remetido para o Tribunal regional de Tombali, tendo a instância judicial iniciado, esta segunda-feira, 18 de Novembro, a audição das suspeitas. Bitchete Na Sanha era casada e tinha cinco filhos.


Além desta situação, as forças da ordem de Catio também têm em mãos o caso de outras cinco pessoas, que terão confiscado 16 cabeças de gado bovino, seis cabeças de gado suíno e cinco cabeças de gado caprino, além dos outros bens materiais na povoação de Cafal, região de Tombali, sul da Guiné-Bissau.


Em causa está, segundo a fonte, uma acção de vingança contra o roubo de uma cabeça de bovino, registado por um habitante de outra tabanca vizinha.


A região de Tombali é a zona com maior frequência de acusação de práticas de feitiçaria, casamentos forçados e precoces e furtos de gado bovino.

Sem comentários:

Enviar um comentário