sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Crianças resgatadas em Buba retornam às famílias (entre os quatro e os 20 anos de idade)

Bissau - As 61 crianças e jovens guineenses interceptados pelas autoridades em Buba, sul da Guiné-Bissau, a 14 de Novembro, foram reinseridas com sucesso nas respectivas famílias, segundo revelou o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) esta quinta-feira, 21 de Novembro.

Num comunicado distribuído em Bissau, a UNICEF precisou que a reinserção familiar das crianças e jovens, entre os quatro e os 20 anos de idade, decorreu a partir de 18 de Novembro mediante a assinatura de um termo de responsabilidade e o compromisso de não reincidência da parte dos encarregados de educação.


O acto teve a chancela do Governador de Quinará, Amadou Camará, das autoridades locais e do Gabinete Integrado das Nações Unidas para a Consolidação da Paz na Guiné-Bissau (UNIOGBIS), ficando a acção de sensibilização dos encarregados de educação sob coordenação em parceria com Organizações não-Governamentais (ONG).


No quadro do programa de Proteção da Criança, que a UNICEF desenvolve na Guiné-Bissau juntamente com os interlocutores estatais e ONG´s, serão reforçados mecanismos de prevenção e sensibilização contra o tráfico de crianças, bem como missões de seguimento no terreno.


Os indivíduos que transportavam as crianças e jovens numa carrinha alugada de matrícula guineense e num «todo-o-terreno» sem identificação foram detidos. Três são cidadãos da Guiné-Bissau e outros de nacionalidade gambiana, um dos quais alegou cidadania britânica. Seguindo os procedimentos legais, as autoridades locais já transferiram o processo para o Ministério Público.


As crianças e jovens ficaram provisoriamente alojados nas instalações da UNIOBGIS em Buba, com alimentação e produtos de higiene assegurados a partir de Bissau.

Sem comentários:

Enviar um comentário