sábado, 16 de novembro de 2013

Autoridades impedem o tráfico de 60 crianças na região de Quinara

Bissau - As autoridades policiais da região de Quinara interceptaram, esta quinta-feira, 14 de Novembro, 60 crianças provenientes da povoação de Kassala, região de Tombali de Baixo, sul da Guiné-Bissau.

Os menores eram levados para a República da Gâmbia, onde deveriam ser submetidas à leitura do «Alcorão». As autoridades suspeitam tratar-se da tão denunciada prática de tráfico de menores no país.


Além das crianças que ainda se encontram na esquadra da Polícia de
Ordem Pública (POP) em Buba, estão também seis adultos, três dos quais nacionais e os restantes de outras nacionalidades. De entre os menores, 58 são rapazes e duas são raparigas.


António Gomes, Comissário da POP para a região de Quinara, disse que neste momento estão em curso as investigações sobre as circunstâncias em que as crianças estavam a ser transportadas para a Gâmbia.


«As crianças foram colectadas em diferentes localidades, principalmente em Kassala, de onde deveriam ser transportadas para Gabu, com destino final na Gâmbia», disse António Gomes.
A operação envolveu o segundo régulo local, cujo nome o responsável da polícia disse desconhecer, na altura. De acordo com as informações de António Gomes, o responsável regional explicou que teria assumido a saída das crianças, alegadamente para o leste do país.


«A viatura em que as crianças seguiam tinha matrícula estrangeira e o seu motorista não sabia falar as línguas nacionais, falando em francês. Este teve uma discussão com uma pessoa de nome Mussa, sobre quem deveria assumir a responsabilidade de prestar informações sobre o destino das crianças», informou o Comissário.


O assunto é já do conhecimento das autoridades nacionais, que ainda não se pronunciaram sobre o ocorrido.

Sem comentários:

Enviar um comentário