quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Encontro de agências de notícias dos países de língua portuguesa discute criação de portal

Brasília – Na segunda (25) e terça-feira (26), representantes de agências de notícias dos oito países que compõem a Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) participaram na 6ª Assembleia da Aliança das Agências de Informação de Língua Portuguesa (ALP). Entre os temas  debatidos estavam  a criação de um portal conjunto e a escolha do padrão ortográfico para o site.


O encontro, sediado na Empresa Brasil de Comunicação (EBC), em Brasília, reúne as principais agências de notícias públicas, estatais e oficiais de notícias de Angola (Angop), Brasil (EBC), Cabo Verde (Infopress), Guiné-Bissau (ANG), Moçambique (AIM), Portugal (Lusa), S.Tomé e Príncipe (STP – Press) e Timor Leste (Etna).


No encontro também foi debatida a criação de meios para fortalecer a colaboração entre as agências. Dentre as alternativas propostas na última assembleia, em 2012, estão a criação de uma bolsa de conteúdos, repositório que reúna as notícias produzidas por todas as agências, com o intuito de ampliar o conhecimento mútuo da realidade dos países, e a realização de parcerias internacionais que se dediquem a propagar notícias em língua portuguesa.


Durante a assembleia, a presidência da ALP, hoje ocupada por Daniel Miguel Jorge, da Angola Press, passará a ser exercida pelo diretor-presidente da EBC, Nelson Breve. A ALP foi criada em Lisboa, em julho de 1996, e entre os seus objetivos estão a promoção do desenvolvimento das agências de informação nacionais e a formação profissional no campo jornalístico e tecnológico.

Sem comentários:

Enviar um comentário