segunda-feira, 11 de novembro de 2013

COLÓQUIO “PORTUGUÊS, LÍNGUA GLOBAL” NA UNIVERSIDADE DO MINHO

A língua portuguesa vai estar em debate num colóquio intitulado “Português, Língua Global”, que se realizará na Universidade do Minho, em Braga, no dia 15 de Novembro de 2013.

Do programa consta a participação no dia 15 de Novembro, durante a manhã, do Professor Catedrático de Finanças do ISCTE, José Paulo Esperança, que discursará sobre a “Importância económica da língua portuguesa”, seguindo-se as intervenções de Anabela Barreiro, do Instituto de Engenharia de Sistemas, sobre “Contributos das Tecnologias da Língua na Globalização do Português” e de Daniela Braga, do Sénior Speech Scientist, da VoiceBox (USA) sobre “A situação do Português no contexto dos novos paradigmas da interação natural pessoa/máquina”.


Os trabalhos continuam depois de almoço com uma intervenção de José Teixeira, professor na Universidade do Minho, em torno da questão “Português, língua de ciência?”. Segue-se um painel sobre comunicação social com Júlio Magalhães, diretor-geral do Porto Canal e Carlos Magno, presidente da Entidade Reguladora para a Comunicação Social.


“A Situação do Português no Mundo da Globalização” será discutida em mesa redonda com Ana Paula Laborinho, presidente do Instituto Camões, Eugénio Anacoreta Correia, embaixador e presidente do Conselho de Administração do Observatório da Língua Portuguesa, e Rui Vieira de Castro, vice-reitor da Universidade do Minho.


O programa completo pode ser consultado aqui.

Sem comentários:

Enviar um comentário