quinta-feira, 21 de novembro de 2013

ONG lança livro que apela ao abandono da mutilação genital feminina

Bissau - A Organização não-governamental «Djinopi» lançou, esta quarta-feira, 20 de Novembro, em Bissau, o Livro de Ouro com a finalidade de sensibilizar os líderes religiosos muçulmanos sobre a prática de mutilação genital feminina.

Trata-se de uma publicação com cerca de 90 páginas, editada em língua portuguesa, onde consta a Declaração da Conferência de Bissau, realizada entre 3 e 4 de Outubro de 2012.


A Presidente da ONG «Djinopi» Maria Domingas Gomes,, destacou que este livro vai ajudar muito no trabalho de sensibilização de imames na Guiné-Bissau.


A responsável disse ainda que esta publicação já foi lançada noutros países árabes, nomeadamente no Egipto, onde a edição está traduzida para árabe.


Além das comunidades religiosas, Maria Domingas Gomes informou que o Livro de Ouro vai ser utilizado ao nível do Ministério da Educação, através dos professores nas escolas e de técnicos do Ministério da Saúde nos diferentes centros hospitalares.


«No nosso trabalho diário temos técnicos de saúde que utilizam este livro nas suas actividades de sensibilização, professores nas escolas e os imames, que depois da reza dedicam um período à sensibilização sobre os conteúdos deste livro, enquanto nossos multiplicadores no terreno», disse a responsável da ONG.


Em jeito de balanço, a Presidente da «Djinopi» disse ter registado resultados positivos por parte do Estado guineense, jovens, comunidade religiosa e mulheres, sublinhando haver mais tempo para que todos possam participar.


O Livro de Ouro é uma publicação da organização alemã «Target», em colaboração com a Universidade de Al-Azhar do Cairo, Egipto.
Trata-se de um trabalho baseado na declaração da conferência internacional de estudiosos de abandono da mutilação genital feminina, realizada no Egipto em 2006.


O Livro de Ouro tem como elemento central a «Fatwa», que resultou desta conferência no Cairo, onde foi promulgado pelos sábios o banimento da prática de mutilação genital feminina, tornando-se num crime que viola os mais altos valores do Islão.
Em Junho foram enviados para Bissau 7500 exemplares do Livro de Ouro escritos em português, sob o financiamento da ONG alemã, numa iniciativa do Projecto «Djinopi».

Sem comentários:

Enviar um comentário