domingo, 24 de novembro de 2013

Jornalista da Guiné Conakry refugia-se em Bissau (desde 15 de Novembro.) alegando perseguição política

Bissau - À procura de segurança e refúgio, o Diretor da Rádio Baté – FM, da Guine-Conakry, baseada na região de Kankan, encontra-se na Guiné-Bissau há precisamente uma semana, desde 15 de Novembro.

A Liga Guineense dos Direitos Humanos (LGDH) apresentou à imprensa, sexta-feira, 22 de Novembro, Moussa Djaura, de 29 anos de idade. A organização está a encetar diligências junto das autoridades nacionais e organizações de protecção internacional, nomeadamente a representação da HCR na Guiné-Bissau, para encontrar uma saída para o jovem jornalista.


Em conferência de imprensa, o jornalista Moussa Djaura denunciou ser alvo de perseguição e de ameaça à sua integridade física por parte do regime do Presidente Alpha Condé.


«Tudo aconteceu quando as autoridades regionais de Kankan, face à penúria de energia eléctrica, prometeram ultrapassar e garantir a energia durante um mês, na véspera da visita do Presidente àquela região, facto que não aconteceu.


Aliás, a energia foi garantida apenas durante dois dias e no dia da visita de Condé, facto que gerou a revolta da população local», revelou Djaura.


Na qualidade de jornalista, Moussa Djaura impulsionou entrevistas e debates críticos à situação, processo durante o qual se registaram vozes de censura ao regime de Alpha Condé, tendo os responsáveis policiais desencadeado logo operações de perseguição ao jornalista e responsável da Rádio Baté – FM. A estação chegou a ser encerrada, mas foi reaberta mais tarde.


Moussa Djaura saiu da Guiné Conakry a 20 de Outubro com destino ao Mali, onde a sua segurança não estava bem garantida, tendo recebido o conselho dos familiares para deixar aquele país e seguido depois para o Senegal, onde chegou a 24 de Setembro.


No Senegal, o jovem sentiu alguma insegurança na altura da Cimeira da CEDEAO, onde participou o Presidente Alpha Condé, que enfrentou manifestações da comunidade guineense em Dakar.


Em Bissau, o jornalista foi acolhido pelo Administrador da Rádio privada Bombolom – FM, que o conduziu depois à sede da LGDH. Mas antes, entre os três países onde podia pedir exílio, nomeadamente os EUA, Suíça e França, Moussa Djaura escolheu este último pois trata-se do único que tem embaixador residente na Guiné-Bissau Ainda assim, a sua tentativa não teve sucesso.


«Dirigi-me à representação diplomática francesa em Bissau. Quando lá cheguei apresentei o problema e a resposta do cônsul foi que não podia considerar, facto que lamento tanto».


Moussa Djaura pondera desencadear uma greve de fome, em protesto contra o contexto em que vive, e apela ao apoio de todos os «colegas jornalistas», porque «eu sou muito jovem para enfrentar e aguentar uma tamanha pressão e perseguição desta magnitude».


A LGDH já enviou notas de correspondência ao Ministro do Interior da Guiné-Bissau e à Representação do ACNUR em Bissau, informando-os da situação de Moussa Djaura.

Sem comentários:

Enviar um comentário