quarta-feira, 27 de novembro de 2013

A luta contra a pobreza e o desenvolvimento humano continuam a ser uma das prioridades da União Europeia

image001 (1)Por ocasião da oitava edição dos Dias Europeus do Desenvolvimento que terá lugar em Bruxelas nos dias 26 e 27 de Novembro sob o tema Uma Vida Decente para todos no horizonte 2030, foi feito um inquérito sobre a ajuda exterior pública da União Europeia aos países em desenvolvimento.

Conforme o resultado do inquérito, para a maioria dos europeus, a luta contra a pobreza nos países em desenvolvimento deve ser uma das principais prioridades da União Europeia.

Apesar das dificuldades económicas, há agora um maior número de cidadãos europeus dispostos a pagar mais por produtos (alimentares e outros) provenientes de países em desenvolvimento. Com efeito, muito deles pensam que é importante ajudar essas populações e são favoráveis ao aumento da ajuda.

Andris Piebalgs, Comissário Europeu para o Desenvolvimento, declarou a este respeito: «É muito encorajador ver que os cidadãos da União Europeia apoiam a solidariedade global e acredito que, em conjunto, podemos contribuir realmente para a luta contra a pobreza. Temos pela frente enormes desafios: assegurar a realização dos Objetivos de Desenvolvimento do Milénio e fazer da pobreza uma coisa do passado. Para poder avançar, temos de trabalhar em conjunto — a comunidade mundial deve chegar a acordo quanto a um programa comum com objetivos ambiciosos em matéria de erradicação da pobreza e de desenvolvimento sustentável. O inquérito hoje divulgado tem uma mensagem clara: os Europeus estão dispostos a dar o seu contributo para vencer este desafio.

» No âmbito dos Dias Europeus de Desenvolvimentos, a Delegação da União Europeia na Guiné Bissau organiza no Centro Cultural Franco Bissau-Guineense um Djumbai com a sociedade civil guineense sobre o Desenvolvimento que queremos para a Guiné-Bissau no horizonte 2030, uma exposição sobre as actuais actividades de cooperação assim como uma sessão cinematográfica sobre apoio para um desenvolvimento durável.

Sem comentários:

Enviar um comentário