quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Desentendimento entre o PNUD e o GTAPE adia recenseamento

Bissau – Com apenas duas semanas de antecedência para o início do recenseamento com vista às eleições Gerais ainda sem data marcada, um desentendimento entre o Gabinete Técnico de Apoio ao Processo Eleitoral (GTAPE) e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) pode adiar a data de inscrição dos guineenses para a ida às urnas.

A informação foi avançada  por uma fonte das autoridades de transição. Consta que, tanto o PNUD como o GTAPE reclamam a gestão dos fundos doados pela comunidade internacional para o arranque do processo eleitoral.


O PNUD reclama o desconto de 7% no valor doado, medida que não é do agrado do Governo, que manifestou a posição através do GTAPE.


Até à data continua indefinido o início do processo de registo dos eleitores guineenses, que deveria decorrer a partir de 1 de Dezembro.


Timor-Leste, que já cedeu seis milhões de dólares a favor do recenseamento, também se opôs à intenção do PNUD, solicitando que a verba não seja descontada dado que se trata de uma oferta directa deste país às autoridades de transição, e não de uma ajuda externa ao acto eleitoral.


Segundo informações, além desta situação, o GTAPE defende o alargamento do período de recenseamento, em vez das três semanas anunciadas pelo Governo de transição.

Sem comentários:

Enviar um comentário