terça-feira, 5 de novembro de 2013

China e países de língua portuguesa assinam acordos de cooperação em Macau

O ministro do Comércio da China, Gao Hucheng, assinou segunda-feira em Macau acordos de cooperação e de desenvolvimento económico com Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e Timor-Leste.

Na cerimónia de assinatura, o ministro salientou os resultados alcançados no que se refere ao comércio bilateral com os quatro países que, embora diminuto em termos de valor, tem vindo a crescer.

O ministro Gao mencionou os casos da Guiné-Bissau, cujas trocas comerciais com a China cresceram 18,9% em 2012 para 23 milhões de dólares, de Timor-Leste, em que as trocas comerciais passaram de 10,67 milhões de dólares em 2003 para 63,16 milhões de dólares em 2012 e de Moçambique, país que em 2012 atingiu 1,34 mil milhões de dólares no seu comércio bilateral com a China.

Ainda na segunda-feira, a Direcção dos Serviços de Turismo de Macau e o Ministério do Turismo de Timor-Leste assinaram um memorando de entendimento para cooperação em matéria de turismo.

Reconhecendo a importância e o peso do turismo nas economias de Macau e de Timor-Leste, o memorando estabelece as bases para acções de cooperação conducentes a oito objectivos, nomeadamente estabelecimento de parcerias entre pequenas e médias empresas turísticas de ambas as partes, intercâmbio de informações sobre a evolução dos mercados turísticos e outros dados de carácter técnico e estatístico e apoio à criação de um sistema de incentivos para a promoção da indústria do turismo.

As acções de cooperação entre Macau e Timor-Leste serão desenvolvidas sob a forma de visitas de estudo, intercâmbio de informação e documentação, assistência técnica, assessoria e formação.

A assinatura destes documentos teve lugar no âmbito da 4ª Conferência Ministerial do Fórum para a Cooperação Económica e Comercial entre a China e os Países de Língua Portuguesa, a decorrer hoje e quarta-feira em Macau.

Fonte: (macauhub)

Sem comentários:

Enviar um comentário