quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Partido do ministro espancado ameaça abandonar governo

O Partido da Renovação Social (PRS) ameaçou esta quarta-feira em comunicado abandonar o governo de transição na Guiné-Bissau, depois de um dos seus ministros ter sido espancado.

Partido do ministro espancado ameaça abandonar governo

A principal força da oposição exigiu esta quarta-feira às autoridades de transição que apurem as circunstâncias que levaram ao espancamento de Orlando Veigas na sua residência, em Bissau.

Em comunicado, a que a agência Lusa teve acesso, o PRS, do qual a vítima é um dos vice-presidentes, diz que o político terá sido agredido por "um grupo de homens armados, encapuzados e armados".

O partido fundado pelo ex-presidente guineense, Kumba Ialá, diz que está solidário com Orlando Viegas, ministro que no governo de transição tutela a pasta dos Transportes e Comunicações, pelo "atentado à sua integridade física".

O PRS responsabiliza os órgãos de transição "pela manifesta ausência de segurança" no país, apontando para a existência de um "grupo de pessoas incontroláveis" que, afirma, tenta semear o pânico e o terror.

A estratégia desse grupo, salienta o PRS, é perturbar o processo de transição a fim de servir os seus interesses pessoais.

Ao Procurador-Geral da República (PGR), Abdu Mané, o partido exige uma explicação cabal "do hediondo ato" para que os mandantes sejam presentes à justiça sob pena de aquela força política ponderar a continuidade no governo de transição.

Por seu turno, o Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC), também em comunicado de imprensa, lembra que não é a primeira vez que civis são alvos de espancamento nos últimos meses.

"Não é o primeiro espancamento de civis nos últimos tempos, mas este ultrapassa todos os limites. É perfeitamente intolerável que um membro do governo seja vítima de tais sevícias", lê-se no comunicado.

Para o PAIGC "é urgente por cobro" a tais práticas para que as eleições gerais, ainda sem uma nova data marcada, possam decorrer num clima de tranquilidade.

Orlando Viegas encontra-se refugiado na sede das Nações Unidas em Bissau, onde está a receber tratamento médico na clínica do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).

Sem comentários:

Enviar um comentário