sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Reuniões do Presidente de transição da Guiné-Bissau com partidos adiadas para segunda-feira

As reuniões do Presidente de transição da Guiné-Bissau com os partidos políticos do país, que estavam marcadas para hoje, para definir uma nova data das eleições gerais foram adiadas para segunda-feira, disse à agência Lusa fonte da presidência.

Os encontros deverão ter lugar a partir das 10:00 de segunda-feira, dia 4 de novembro, no Palácio da República, acrescentou.

As eleições deviam ter lugar a 24 de novembro, mas devido aos atrasos na preparação do processo e devido à falta de dinheiro - que deve ser desbloqueado pela comunidade internacional -, o Presidente terá que marcar uma nova data.

Desde segunda-feira, Serifo Nhamadjo tem tido encontros com diversas entidades guineenses com vista à marcação da nova data.

"Estamos a recolher contribuições para quando nos encontrarmos com os atores da transição, que são os partidos políticos, podermos propor uma data que possa ser de consenso. Há elementos que são necessários para o Presidente ter em mãos", destacou Nhamadjo.

O Presidente da transição guineense já se encontrou com a Comissão Nacional de Eleições, o GTAPE (Gabinete Técnico de Apoio ao Processo Eleitoral), o Conselho de Estado e presidiu ao Conselho de Ministros na quarta-feira.

A Guiné-Bissau está a ser dirigida por um Presidente e um Governo de transição na sequência do golpe militar de 12 de abril de 2012.

A CEDEAO (Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental) determinou que o período de transição devia terminar antes do final deste ano com a organização de eleições gerais, no entanto, segundo Nhamadjo, o escrutínio deverá realizar-se no primeiro trimestre de 2014.

Sem comentários:

Enviar um comentário