segunda-feira, 12 de março de 2012

Inaugura creche financiada por associações de Pombal e Coimbra

 

É inaugurada, sábado, na Guiné Bissau, a Creche de Varela, co-financiada pelas associações Memórias e Gentes, de Coimbra, e Afectos com Letras, de Pombal, duas ONGD que têm apoiado diversos projectos naquele país.

De acordo com a Afectos com Letras, presidida por Joana Benzinho, aquele equipamento destinado a 80 crianças, «cuja gestão é da responsabilidade de uma luso guineense, vem colmatar a falta de escolas aptas a receber crianças do pré-escolar naquela região» e vai funcionar com o apoio das duas organizações não governamentais portuguesas.

A associação Memórias e Gentes, através do programa de apadrinhamentos «Bom dia! Bom dia!» assegurará a alimentação e o material didáctico para as crianças enquanto a associação Afectos com Letras responsabiliza-se pelo pagamento dos salários das duas professores e das três auxiliares educativas da Creche, o que permitirá o seu regular funcionamento.

Por outro lado, a Afectos com Letras está a promover uma campanha de recolha de livros com vista à construção de uma biblioteca pública em Bissau, na Guiné Bissau.

Numa parceria com a Rede de Bibliotecas de Pombal, as Bibliotecas Escolares, o Ministério da Educação Guineense e a empresa Derovo, a associação visa juntar, até ao dia 25 de Junho, «um fundo documental abrangente que permitirá  a construção de uma Biblioteca em Bissau», refere Joana Benzinho.

Para o efeito, o Ministério da Educação Guineense cederá o espaço para a sua instalação e a Afectos com Letras será responsável pelo envio dos livros e do material para equipar o espaço. A cargo da Rede de Bibliotecas de Pombal fica a formação técnica dos funcionários do espaço.

Ainda segundo Joana Benzinho, «esta iniciativa, que visamos replicar a médio prazo e estender a outras regiões da Guiné Bissau, incluirá a modalidade de biblioteca móvel / itinerante de forma a democratizar o mais possível o acesso à leitura e a aquisição e solidificação de conhecimentos naquele país».

Sem comentários:

Enviar um comentário