terça-feira, 27 de março de 2012

Conselho de Segurança da ONU discute situação pós-eleitora

Bissau – Os membros do Conselho de Segurança das Nações Unidas reúnem esta quarta-feira, 28 de Março, em Nova Iorque, para analisarem a situação após a primeira volta das Eleições Presidenciais antecipadas de 18 de Março, na Guiné-Bissau.

A notícia foi avançada pelo Gabinete Integrado das Nações Unidas para a Consolidação da Paz na Guiné-Bissau (UNIOBIS), numa nota de imprensa.


De acordo com o comunicado, o Representante Especial do Secretário-geral e chefe do UNIOBIS, Joseph Mutaboba, vai informar os 15 membros desta organização a partir da capital guineense, através de teleconferência, acerca da situação na Guiné-Bissau.


«A primeira volta das Eleições Presidenciais de 18 de Março é um dos pontos abordados, bem como a questão das reformas nos sectores de Defesa e Segurança, o combate ao tráfico de droga e a questão de impunidade», lê-se no documento.


Recorda-se que, depois do anúncio dos resultados da primeira volta das Eleições Presidenciais antecipadas, cinco candidatos, nomeadamente Koumba Yala, do PRS, Henrique Rosa, independente, Serifo Nhamadjo, também independente, Afonso Te e Serifo Balde, recusaram os dados anunciados pela Comissão Nacional de Eleições (CNE), a 21 de Março, alegando fraudes.


Os cindo candidatos encontraram-se com o decano de embaixadores na Guiné-Bissau, o senegalês Adulay Dien, esta segunda-feira, 26 de Março, onde procederam à entrega de reclamações junto da CNE.


À saída do encontro, Koumba Yala, que falou em nome dos seus colegas, disse ter informado o diplomata senegalês sobre as suas posições e o evoluir da situação política na Guiné-Bissau.
A mesma ocasião serviu para Adulay Dien informar os visitantes de que a Guiné-Bissau tem as suas instituições competentes para resolver qualquer conflito neste sentido.


Esta terça-feira, 27 de Março, o grupo dos cincos candidatos derrotados na primeira volta agendou um encontro com o representante da União Africana na Guiné-Bissau.


De acordo com os dados anunciados pela CNE, o candidato do
Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC), Carlos Gomes Júnior, e o candidato suportado pelo Partido da Renovação Social (PRS), Koumba Yala, irão disputar a segunda voltas das Presidenciais antecipadas.


Os dados divulgados a 21 de Março indicam que o candidato do PAIGC obteve 48,970% dos votos, num total de 154.797, contra os 23,360%, correspondentes a 73.842 votos do candidato do PRS, Koumba Yala.

O candidato independente Manuel Serifo Nhamadjo ficou em terceiro lugar, com um total de 49.767 votos, correspondentes a 15,744%.
O empresário Henrique Pereira Rosa obteve 17.070 votos, correspondentes a 5,4%.


Baciro Dja adquiriu 3,258%, o que corresponde a 10.298 votos. Afonso Te, suportado pelo PRID, obteve 1,393%, num total de 4.396 votos arrecadados.


O candidato da Coligação Aliança Democrática Vicente Fernandes conquistou os votos de 3.300 guineenses, o que equivale a 1,044%.
O candidato independente Luís Nancassa arrecadou 1.174 votos, correspondentes a 371%, e o candidato do partido jovem, Serifo Balde foi votado por um número expressivo de 1.463 cidadãos, que se traduz em 0,463%.


Assim, os candidatos do PAIGC, Carlos Gomes Júnior, e o do PRS, Koumba Yala, vão deputar a segunda volta das Eleições Presidenciais antecipadas na Guiné-Bissau.


Em consequência das reclamações e recusas por parte dos cinco candidatos, o prazo limite para anúncio dos resultados finais, que deveria acontecer num prazo máximo de 8 a 10 dias, termina a 27 de Março.

Sem comentários:

Enviar um comentário