domingo, 25 de março de 2012

Portugal espera apoio do Conselho de Segurança a reformas na Guiné-Bissau

O Conselho de Segurança deverá reforçar na próxima semana o apoio às reformas das instituições na Guiné-Bissau, em particular no aparelho de segurança do país, disse à agência Lusa o embaixador de Portugal na ONU.

"A estabilidade das instituições é extremamente importante para que a Guiné-Bissau possa prosseguir com as reformas que estão previstas, nomeadamente no setor defesa e segurança, e espero das reuniões [da próxima semana] a confirmação disso", disse o embaixador, Moraes Cabral.

Na próxima quarta feira terá lugar um briefing aberto e consultas informais sobre o Escritório Integrado de Consolidação de Paz das Nações Unidas na Guiné Bissau, numa altura em que o país se prepara para a segunda volta das eleições presidenciais.

A reunião contará com a presença do Representante Especial do Secretário-Geral para a Guiné Bissau, Joseph Mutaboba.

"Espero que saia, como sempre, o continuado apoio da comunidade internacional a reformas que Guiné tem de levar avante", afirma Moraes Cabral.

O diplomata congratula-se ainda com "a forma ordeira, transparente, credível como decorreu o ato eleitoral" no país.

Sobre o episódio de violência no dia das eleições, o assassinato de um ex-chefe dos serviços secretos, o diplomata afirma que o assunto não chegou ainda ao Conselho, que em relação à Guiné-Bissau se tem concentrado na preparação do ato eleitoral.

Apesar de protestos de alguns dos candidatos, as eleições guineenses foram aplaudidas pela comunidade internacional, incluindo observadores e Nações Unidas.

Já o assassínio do coronel Samba Djaló foi condenado na terça feira pelo secretário geral da organização Ban Ki-moon, que apelou às autoridades guineenses para "tomarem as medidas necessárias para levar os responsáveis perante a Justiça".

Sem comentários:

Enviar um comentário