quarta-feira, 21 de março de 2012

Eleições = UEMOA afirma que escrutínio obedeceu as normas democráticas

Bissau - A União Económica e Monetária da África Ocidental (UEMOA) considerou que as eleições presidenciais antecipadas de domingo na Guiné-Bissau obedeceram às normas democráticas e pediu serenidade até à publicação dos resultados finais.


Em conferência de imprensa, Victor Dangnon, chefe dos observadores eleitorais do Comité Interparlamentar da UEMOA (CIP/UEMOA) afirmou que a avaliação decorre das constatações feitas por 15 elementos da organização que estiveram em cinco regiões da Guiné-Bissau.

 

"Em todas as assembleias de voto nas regiões de Bissau, Cacheu, Bafatá, Oio e Gabú, a votação decorreu globalmente bem, dentro da disciplina, mesmo tendo em conta, nalguns casos, a falta dos cartões de alguns eleitores", assinalou Victor Dangnon.

"Apelamos aos diferentes actores intervenientes nestas eleições a manterem uma conduta exemplar e de serenidade até à publicação dos resultados finais", disse ainda o responsável da UEMOA, organização que agrupa oito países que têm em comum o franco CFA como moeda.


A apreciação que a UEMOA faz às eleições de domingo na Guiné-Bissau é a mesma já feita pela CPLP (Comunidade dos Países de Língua Portuguesa), CEDEAO (Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental) e União Africana (UA).


A Guiné-Bissau escolheu no domingo o seu novo Presidente na sequência da morte, por doença, em Janeiro passado, do chefe de Estado eleito em 2009, Malam Bacai Sanhá.


A Comissão Nacional de Eleições (CNE) promete divulgar os resultados provisórios no sábado ou no domingo.

Sem comentários:

Enviar um comentário