sexta-feira, 2 de março de 2012

Manifestação da Oposição não cumpriu as expectativas

Bissau - A marcha da Oposição Democrática na Avenida principal da capital guineense não cumpriu as expectativas em termos de adesão. Não houve incidentes e os discursos foram directos.

Alguns cidadãos manifestaram-se contra os Juízes do Supremo Tribunal de Justiça e outros contra o candidato do PAIGC às Eleições antecipadas de 18 de Marco, Carlos Gomes Júnior.


O número de manifestantes não foi expressivo, caso se leve em conta os partidos políticos que compõe o colectivo da Oposição Democrática.


Fernando Vaz, único responsável da hierarquia deste fórum político, esteve presente depois de a manifestação ter chegado ao Supremo Tribunal de Justiça, e desdramatizou a expressão numérica do acto, afirmando que o importante é o simbolismo da manifestação em si.
«No fundo, o que interessa é nossa intenção objectiva. Nós não mobilizamos as pessoas para mostrar que temos muita força. Não abrimos duas sedes seguidas na mesma rua, isto é a estratégia de Carlos Gomes Júnior. Nós temos a nossa estratégia», referiu o responsável do Fórum.


De referir que o objectivo da manifestação era repudiar a decisão judicial, ao validar a candidatura de Carlos Gomes Júnior. Também o impedimento do recenseamento de pessoas que atingiram a idade de votar constituiu um ponto de protesto.


Temendo eventuais actos de violência, o Supremo Tribunal fechou as portas. Fontes afirmam que não havia segurança, tendo em conta o acontecimento em frente à sede da Comissão Nacional de Eleições (CNE).


A manifestação desta quinta-feira aconteceu um dia depois de o Supremo Tribunal de Justiça ter publicado a lista definitiva dos candidatos à Presidência da República e quando faltam menos de 24 horas para o início da campanha eleitoral.


A partir desta sexta-feira, 2 de Março, e durante 15 dias, os dez candidatos vão lançar-se ao terreno para a conquista de votos.

Sem comentários:

Enviar um comentário