sábado, 14 de abril de 2012

Declaração do porta-voz de Catherine Ashton, Alta Representante da União Europeia, sobre a situação política na Guiné-Bissau

clip_image002

UNIÃO EUROPEIA Bruxelas, dia 14 de Abril de 2012

Declaração do porta-voz de Catherine Ashton, Alta Representante da União Europeia, sobre a situação política na Guiné-Bissau

O porta-voz de Catherine Ashton, Alta Representante da União Europeia para os Negócios Estrangeiros e a Política de Segurança / Vice-Presidente da Comissão Europeia, emitiu hoje o seguinte comunicado:

"Já na quinta-feira, ainda antes do golpe, a Alta Representante instou todas as partes a respeitar o Governo legítimo. Ela lamenta profundamente ter agora de condenar veementemente o golpe de estado militar em Bissau, e apela ao restabelecimento imediato do Governo legítimo e à conclusão do processo eleitoral. As pessoas detidas devem ser imediatamente libertados.

Catherine Ashton insta todas as partes a garantirem a segurança de todos os cidadãos e o respeito pela vida humana e a porem termo à violência e aos saques. Violações dos direitos humanos não são aceitáveis ​​e os autores serão responsabilizados.

A Alta Representante confirma o apoio permanente aos esforços da CEDEAO e da UA, da CPLP, da MISSANG e às opiniões expressas ontem à noite pelo Conselho de Segurança das Nações Unidas, na procura da paz, da estabilidade, da democracia e do respeito pelos direitos humanos na Guiné-Bissau.

A União Europeia já suspendeu a maior parte da sua ajuda à Guiné-Bissau. Estamos a rever o resto da ajuda, que se concentra no auxílio directo ao povo da Guiné-Bissau. Mas a União Europeia não apoiará um governo ilegítimo ".

Sem comentários:

Enviar um comentário