domingo, 22 de abril de 2012

Ameaça de sanções contra Guiné «marca posição clara», diz Portas a T S F

Para o chefe da diplomacia portuguesa, a ameaça de sanções da ONU destina-se a punir os que «insistirem num comportamento violento de rutura da ordem constitucional e da legalidade».

http://www.tsf.pt/paginainicial/AudioeVideo.aspx?content_id=2434716

O ministro dos Negócios Estrangeiros entende que a ameaça de «sanções individualizadas» da ONU à Guiné-Bissau «marca uma posição muito clara da comunidade internacional» contra quem insiste na violência no país.

À margem do Conselho Nacional do CDS-PP, Paulo Portas recusou a existência de autoridades transitórias na Guiné-Bissau e a possibilidade de haver dirigente democraticamente eleitos como se verifica nesta ex-colónia portuguesa.

Reagindo à declaração emitida este sábado pela ONU após a reunião do Conselho de Segurança, Portas explicou que com a disponibilidade para aplicar da sanções individualizadas, as Nações Unidas pretendem «poupar o povo guineense que não tem nenhuma responsabilidade naquilo que aconteceu».

Segundo Paulo Portas, a ideia é «fazer sanções relativamente às pessoas em concreto que estão a insistir num comportamento violento de rutura da ordem constitucional e da legalidade», uma situação que «pesa».

«Aqueles que insistirem na violação da constituição, na prisão do primeiro-ministro e do presidente e no rasgar dos boletins de voto obviamente terão de responder pelos seus atos e poderão ser alvo de sanções e conduzem a Guiné-Bissau ao isolamento», adiantou.

Por outro lado, «os que arrepiarem caminho a tempo e perceberem que não é aceitável para ninguém na comunidade internacional este comportamento obviamente terão um tratamento completamente diferente».

Reagindo às críticas contra si dirigidas pelo líder dos revoltosos guineenses, Paulo Portas lembrou que «nenhum ministro dos Negócios Estrangeiros de Portugal entraria em polémica com autoridades que não são reconhecidas».

Sem comentários:

Enviar um comentário