domingo, 15 de abril de 2012

Comando Militar na fase "da busca incessante de uma solução pacífica" na Guiné-Bissau

O Comando Militar que na quinta-feira tomou o poder na Guiné-Bissau está "na fase da busca incessante de uma solução pacífica para a crise político-militar imposta pelo deposto poder político", garantiram hoje os militares em comunicado.

"O Estado Maior General das Forças Armadas (EMGFA) vem direcionar agora os seus máximos esforços na criação de condições necessárias ao rápido restabelecimento da ordem constitucional, e sobretudo do clima de paz e segurança", diz o comunicado dos militares, o comunicado número 7. 

O EMGFA "traça para os próximos dias" "objetivos a cumprir", um deles  "acionar mecanismos tendentes à remoção dos obstáculos à reforma dos setores  da Defesa e Segurança, há muito anunciada pelo governo da Guiné-Bissau mas  que nunca conheceu o seu arranque", apesar da vontade e do apoio da comunidade  internacional. 

Depois, segundo o comunicado, "apontar as suas baterias no combate sem  tréguas ao tráfico e consumo de drogas e outros produtos narcóticos, para  o restabelecimento da boa imagem interna e externa da Guiné-Bissau, e o  consequente incentivo ao investimento estrangeiro nos setores económicos  e sociais do país". 

Os militares querem ainda "acabar de uma vez por todas com a crónica  cultura de impunidade implantada no país nos últimos 20 anos" e avançar  com a criação de condições para o início "das sessões de julgamento no fórum  próprio, definindo como prioridade os casos de assassinatos políticos ocorridos  recentemente no país". 

Enfim, querem os militares, "assegurar a continuidade do processo de  construção do Estado de direito democrático" e de um clima propício "para  o exercício pleno da democracia com base no respeito escrupuloso pelos valores  fundamentais do homem, assentes essencialmente na liberdade de expressão".

Com Lusa

Sem comentários:

Enviar um comentário