domingo, 8 de julho de 2012

Parlamento encerra trabalhos antes da data prevista

Bissau - O parlamento da Guiné-Bissau encerrou ontem os seus trabalhos, que deviam durar até 29 de Julho, devido ao impasse sobre a agenda dos temas a serem debatidos. 

O presidente em exercício da Assembleia Nacional Popular (ANP), Ibraima Sory Djaló, afirmou na sessão plenária de hoje que por não existir consenso entre as duas principais forças políticas "não valia a pena continuar com os trabalhos".  

"Após uma concertação com os demais membros da mesa decidi encerrar hoje esta sessão plenária, dando a palavra aos partidos para que analisem qual o rumo que se deva dar ao Parlamento", declarou Sory Djaló, debaixo de um coro de protestos dos deputados do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC). 

"É mais uma aberração, uma arbitrariedade cometida pelo presidente em exercício desta casa. Em nenhum momento o presidente da ANP pode decidir de forma unilateral encerrar os trabalhos parlamentares sem que a plenária fosse ouvida", disse Rui Diã de Sousa, líder do grupo parlamentar do PAIGC.

Na mesma altura em que anunciou o encerramento prematuro da sessão, Sory Djaló avisou os deputados que poderão ser convocados "dentro de uma ou duas semanas" para uma sessão extraordinária, para debater o programa do Governo e o Orçamento Geral do Estado. 

O parlamento da Guiné-Bissau não conseguiu fazer funcionar a sessão plenária aberta desde o dia 29 de Junho devido aos desentendimentos entre o PAIGC e o PRS quanto aos pontos que deviam constar na agenda dos trabalhos.

O PAIGC, que detém a maioria parlamentar, exigia que se incluísse na agenda a eleição de um novo vice-presidente do órgão (lugar actualmente ocupado por Sory Djaló, segundo vice-presidente) que por sua vez passaria a ser o líder da instituição. 

O PRS, partido a que pertence Sory Djaló e o próprio têm rejeitado essa possibilidade, alegando que é necessária a demissão dos anteriores presidente e vice-presidente (Raimundo Pereira e Serifo Nhamadjo), levando a um impasse total.  

Sem comentários:

Enviar um comentário