quarta-feira, 18 de julho de 2012

«Foi um incidente o que se verificou» : Ministro de Segurança Nacional e Ordem Pública irritado com a imprensa

Bissau - O Secretário de Estado de Segurança Nacional e Ordem Pública disse que houve um mal-entendido entre o Ministério Público e a sua instituição, referindo que houve falta de «confirmação do conteúdo da entrevista».

O ministro referia-se à publicação de que o Comissário Nacional da
Polícia de Ordem Publica concedeu à Agencia Nacional da Guiné (ANG), segundo a qual o Ministério Público estaria a colaborar com «bandidos».


À saída da audiência que manteve esta terça-feira, 17 de Julho, com o Procurador-geral da República para falar sobre este assunto, Basílio Sanca afirmou: «como vocês sabem, quando alguém concede uma entrevista, o jornalista deve voltar para confirmar a entrevista.

Foi um incidente o que se verificou. A verdade é que o comissário lamentou apenas o sistema judicial guineense», disse Basílio Sanca.


O ministro desmentiu categoricamente que o Comissário Nacional da Policia da Ordem Pública, Armando Nhaga, tenha dito, em situação alguma, que o Ministério Público é responsável pelo aumento de criminalidade na Guiné-Bissau.


Falando sobre o assunto de Edmundo Mendes, Procurador-geral da República, disse que cabe agora ao Comissariado Nacional esclarecer o conteúdo da referida entrevista.


Por outro lado, Edmundo Mendes falou de prazos de prisão preventiva de 48 horas, que deve ser cumprido de acordo com as leis que existem na Guiné-Bissau.


«Qualquer actuação fora da lei vai merecer a nossa reacção. Nós não aplicamos prisão preventiva, isto cabe aos juízes», esclareceu Mendes.


Neste sentido, o responsável máximo do Ministério Publico é de opinião que o combate à criminalidade não passa necessariamente pelas detenções arbitrárias.


«Somos uma instituição que se pauta pela legalidade. Nós vamos continuar a defender a legalidade. Não estamos aqui para promover a arbitrariedade ou as ilegalidades», determinou Edmundo Mendes.


Interrogado sobre o aumento da criminalidade no país, Edmundo Mendes disse que está em curso uma iniciativa para estancar estas práticas, sublinhado que é preciso que o Ministério do Interior, através da Policia de Ordem Pública, exerça actividades preventivas como forma de garantir segurança aos cidadãos.

Sem comentários:

Enviar um comentário