quarta-feira, 18 de julho de 2012

Guiné e segurança alimentar dominam encontro da CPLP

Maputo - Segurança alimentar, situação política na Guiné-Bissau, adesão da Guiné Equatorial e revisão de estatutos da CPLP, vão estar em destaque na Cimeira de chefes de estado e de governo da organização no dia 20 em Maputo, noticiou à Lusa.  

Na capital moçambicana, Moçambique vai assumir a presidência rotativa de dois anos da Comunidade dos Países de Língua portuguesa (CPLP), sucedendo a Angola.  

Portugal e Timor-Leste, estarão representados pelos respectivos presidentes e Primeiros-ministros, enquanto Moçambique (país anfitrião), Cabo Verde e São Tomé e Príncipe, serão representados pelos seus presidentes.    

Angola e Brasil far-se-ão representar pelos vice-presidentes, a Guiné-Equatorial pelo Primeiro-ministro, enquanto a Guiné-Bissau, estará representada pelo Presidente interino deposto pelo golpe militar de abril, Raimundo Pereira, disse à Lusa, Albertina MacDonald, directora para as Organizações Internacionais e Conferências no Ministério dos Negócios Estrangeiros e Cooperação de Moçambique. 

Albertina MacDonald, lembrou que a CPLP não reconhece o Comando Militar que em Abril, nas vésperas de início da segunda volta das eleições presidenciais, protagonizou o golpe de Estado na Guiné-Bissau e impôs um novo governo ao país.  A normalização da situação política na Guiné-Bissau, é um dos pontos fortes da presidência moçambicana da CPLP, que já assegurou que, a partir de 20 de Julho, vai consolidar a democracia nos estados-membros da organização. 

Além de chefes de Estado e de Governos, vão participar na cimeira da CPLP, o presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso, o director-geral do Fundo das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação, o brasileiro José Graziano da Silva, bem como um representante da Primeira-ministra australiana. 

O secretário-geral da ONU, Ban-Ki-moon, e os presidentes do Senegal e das Maurícias, países observadores da CPLP, ainda não confirmaram a sua participação.  

Pelo menos 700 pessoas, incluindo delegados estrangeiros e jornalistas moçambicanos e de países lusófonos, são esperadas na cimeira.  

Albertina MacDonald, assinalou que na quinta-feira, o Conselho de Ministros da CPLP vai discutir a agenda da cimeira e eleger o secretário-executivo da organização, que será um moçambicano: Murade Murargy, actual embaixador de Moçambique em Brasília.  

Na sexta-feira, vai ser entregue o Prémio José Aparecido de Oliveira, lançado na reunião ordinária do Conselho de Ministros da CPLP, em Luanda, no ano passado, mas ainda não foi revelado o seu destinatário.  

O Prémio José Aparecido de Oliveira, ex-embaixador brasileiro que esteve na génese da CPLP, tem natureza simbólica, constituindo essencialmente um testemunho de apreço e uma forma pública e solene de homenagear personalidades e instituições que se distingam na defesa, valorização e promoção da organização lusófona, dos seus princípios, valores e objectivos, e na realização de estudos e trabalhos de investigação sobre estas matérias.

Sem comentários:

Enviar um comentário