segunda-feira, 9 de julho de 2012

Policiais cabo-verdianos na Guiné-Bissau estão “satisfeitos” com a missão / Nacional / Detalhe de Notícia

Os cabo-verdianos que integram o contingente policial das Nações Unidas na Guiné-Bissau dizem-se  “satisfeitos” com essa missão histórica da Polícia Nacional (PN).


O contingente policial da ONU, integrado por vários países, é chefiado pelo  superintendente geral da Polícia Nacional de Cabo Verde, Carlos Graça, que há pouco tempo desempenhou as funções de  Director Nacional da PN.
A Inforpress falou, hoje, a partir da Ci

dade da Praia, com dois policiais cabo-verdianos  que integram o contingente da ONU, sendo ele  a chefe de esquadra Antonieta Cunha e o subcomissário Roberto Fernandes.


Antonieta Cunha, a primeira mulher cabo-verdiana a integrar um contingente policial das Nações Unidas, em declarações à Inforpress, mostrou-se “satisfeita” com a missão que está a cumprir em Bissau.


“Estou muito orgulhosa desta missão”, declarou Antonieta Cunha que fez parte do primeiro grupo de mulheres que há 20 anos ingressou nas fileiras  da Polícia cabo-verdiana.


Segundo ela, a missão em terras guineenses não só dignifica Cabo Verde, como também prestigia a instituição de que faz parte, ou seja, a Polícia Nacional.


Instada sobre o relacionamento entre os policiais cabo-verdianos e os dos outros países que fazem parte do contingente das Nações Unidas, Antonieta Cunha considerou “muito bom”.


Do ponto de vista dela, o intercâmbio está  a servir para a “troca de experiências” entre o pessoal da Polícia dos vários países que integram o contingente.


“Chegámos a Bissau no dia 10 de Maio, mas parece que já estamos cá há mais de um ano”, enfatizou a policial cabo-verdiana, para reforçar a ideia de como está a ser o relacionamento entre os policiais dos vários estados que se encontram na Guiné-Bissau.


O subcomissário da PN, Roberto Fernandes, é um outro cabo-verdiano que está ao serviço da ONU em terras guineenses.
Em conversa com a Inforpress, não escondeu a sua satisfação por fazer parte da “histórica missão” da Polícia Nacional ao serviço da ONU no exterior.


“Estou muito contente, pois trata-se de uma experiência muito agradável”, enfatizou Fernandes que destacou o facto de se encontrar entre colegas de várias nacionalidades, o que, segundo ele, lhes permite partilhar pontos de vista diferentes.


Os cabo-verdianos estão na Guiné-Bissau no quadro da reforma das forças de segurança deste país vizinho de Cabo Verde promovida pelas Nações Unidas.


O contingente policial da ONU é integrado por 16 elementos. Além dos três cabo-verdianos, a unidade é composta por oficiais de Colômbia (3), Espanha (2), Timor Leste (2), Angola (1), Moçambique (1), Portugal (1), Zimbabué (1), Uruguai (1) e Ruanda (1).


Depois de Bissau, o contingente da ONU dispõe de mais duas delegações nas localidades de Bafatá e Mansoa.


A polícia da ONU na Guine Bissau está integrada no departamento de Reforma do Sector de Defesa e Segurança do UNIOGBIS. LC

Sem comentários:

Enviar um comentário