quarta-feira, 11 de julho de 2012

Senegal manifesta apoio e acredita em estabilização

Bissau - O Senegal manifestou (segunda-feira) "todo o apoio" à Guiné-Bissau e a convicção de que o país "pode sair do longo período de convulsões", afirmou um conselheiro do Presidente senegalês. 

Amato Dansoko falava hoje aos jornalistas em Bissau após uma reunião com o Presidente de transição da Guiné-Bissau, Serifo Nhamadjo, no poder na sequência do golpe de Estado de 12 de Abril, que afastou o Presidente interino, Raimundo Pereira, e o Primeiro-ministro, Carlos Gomes Júnior.


O Presidente do Senegal, Macky Sall, tem demonstrado com frequência a sua preocupação para com a situação na Guiné-Bissau, como ainda recentemente na cimeira de chefes de Estado e de governo da CEDEAO (Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental) em Yamoussoukro, na Côte d’Ivoire (final de Junho), disse Amato Dansoko. 

"O Presidente interino tem todo o seu apoio e (Macky Sall) está convencido de que há uma possibilidade real para a Guiné-Bissau sair deste longo período de convulsões sucessivas", adiantou Dansoko.  

"Renovamos o que temos dito, uma cooperação forte entre a Guiné-Bissau e o Senegal é uma solução para o problema interno da Guiné-Bissau mas também para o problema grave do Senegal, a tragédia da guerra em Casamança" (região junto à fronteira norte com a Guiné-Bissau, onde o grupo rebelde MFDC reivindica a independência).

Sem comentários:

Enviar um comentário