domingo, 8 de novembro de 2009

umanitarius já prepara nova expedição à Guiné-Bissau


Foto
d.r. Ver Fotos »
Entregas diárias nas tabancas na Guiné

A Associação Humanitária de Apoio Social Internacional (Humanitarius) está a preparar a próxima acção de apoio social e ajuda ao desenvolvimento, na Guiné-Bissau, prevista para Março de 2010.

A equipa expedicionária, tal como nas viagens anteriores, vai levar equipamento de apoio médico e hospitalar, ao serviço de Pediatria do Hospital Nacional (projecto continuado desde 2008), apoio social directo às tabancas mais isoladas, como roupas de criança e calçado, brinquedos e muito material escolar.

Este ano, «a equipa pretende conseguir kits de primeiros socorros, para distribuição em escolas do interior, bem como donativos de apoio infantil para o Orfanato Casa Emanuel.

A instituição «A Catraia» de Portimão volta de novo a fazer uma grande doação de materiais, roupas, brinquedos e outros donativos para esta cooperação com a Guiné-Bissau», explica a associação em comunicado.

O projecto global para 2010 denomina-se «Alicerce XXI», mas engloba outros projectos de ajuda social, onde consta um que visa dar ajuda a uma instituição de cegos e amblíopes em Bissau.

Os municípios parceiros desta associação com sede no Algarve vão ser convidados a apadrinhar três escolas do interior guineense.

Inserido no projecto «Escola para todos», o município de Portimão apadrinhará o Centro Comunitário de Buba, o de Albufeira a Escola Primária de Jugedul e o de Lagos será convidado a apadrinhar a Escola Primária de Manpatá.

Esta iniciativa será muito importante, pois tudo o que se possa fazer chegar a estas escolas ajudará muito no futuro das crianças.

As escolas propostas são deficitárias em todos os materiais importantes e básicos para o ensino inicial das crianças, onde a língua materna é o Creoulo, mas a língua oficial é o Português.

«A equipa expedicionária prepara ainda a assinatura de dois protocolos com duas ONG, reconhecidas e apoiadas pelo IPAD/Cooperação Portuguesa, onde cada uma assegurará no futuro a vida e a continuidade de cada um dos projectos no seu país», acrescenta a associação.

Entre as muitas carências e necessidades, encontra-se a falta de uma incubadora para recém-nascidos para a maternidade do Hospital Simão Mendes, bem como produtos de desinfecção e tratamento como gaze esterilizada, compressas, lençóis e cobertas plásticas.

A expedição será realizada em Março de 2010, com partida do Algarve e passagens em Marrocos, Sahara Ocidental, Mauritânia, Senegal, Gâmbia e Guiné-Bissau.

Sem comentários:

Enviar um comentário