quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Primeiro-ministro deve pronunciar-se sobre assassinatos de Nino Vieira e Tagme Na Waié

Bissau – O primeiro-ministro foi interpelado para se pronunciar na Assembleia Nacional Popular sobre os resultados do inquérito aos assassinatos de «Nino» Vieira e Tagme Na Waié.
O primeiro-ministro, Carlos Gomes, foi interpelado para se pronunciar sobre aquilo que os deputados consideram de silêncio das autoridades, quanto aos resultados do inquérito do duplo assassinato do Presidente da República, João Bernardo «Nino» Vieira, e do Chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas da Guiné-Bissau, Baptista Tagme Na Waié, ocorridos nos dias 1 e 2 de Março deste ano, respectivamente.

O assunto mereceu uma abordagem por parte de alguns deputados esta terça-feira. Os parlamentares são da opinião de que os esclarecimentos sobre o caso só podem ser dados pelo Chefe do Executivo.

Como se isso não bastasse, os deputados justificam que a questão dos assassinatos do Presidente da República e do Chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas deve ser esclarecida pelas autoridades nacionais de forma a evitar que a Guiné-Bissau continue a ser mal vista junto da Comunidade Internacional.

A proposta de audição do chefe do Governo sobre esta matéria é da bancada parlamentar do Partido da Renovação Social (PRS), que deseja assim ver o assunto explicado aos guineenses pelo Governo. De acordo com Augusto Poquena, deputado desta formação política, não se pode falar de reconciliação nacional sem que o tema seja abordado, mediante o resultado da Comissão de Inquérito, criada pelo Governo e dirigida pelo Ministério Público.

Sumba Nansil
(c) PNN Portuguese News Network

Sem comentários:

Enviar um comentário