sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Alerta da contra-inteligência militar e FMI dominam imprensa

Bissau - O tão falado documento da Divisão de Informação e Segurança Militar, do Estado-maior General das Forcas Armadas chegou ao Parlamento. «Ameaças Internas» dominou boa parte dos semanários guineenses.
Na manchete do Última Hora lia-se «Deputado do PRS denuncia que os membros do PAIGC estão a ser perseguidos pelos Serviços de Informação de Estado». O parlamentar da bancada do PRS, Marcelino Na Biutcha, denunciou antes da sessão parlamentar do dia 23 de Novembro, que um grupo de seis deputados da bancada parlamentar do PAIGC está a ser alvo de perseguição por parte dos militares.

Segundo o deputado, que exibiu um documento dos serviços de contra-inteligência militar, adiantou o Última Hora, tal situação deve-se ao facto de os envolvidos estarem alegadamente a fazer corredores a nível do partido para organizar um congresso extraordinário.

Sobre o mesmo assunto, o Diário de Bissau destaca em título «Contra-Inteligência militar alerta para risco de instabilidade». Ilustrando a notícia com uma foto da cara dos visados, Conduto de Pina, Marciano Silva Barbeiro, Daniel Gomes, Isabel Buscardine, Soares Sambu e Roberto Ferreira Cacheu, o jornal, citando a PNN, adianta que o documento considerado secreto e intitulado «Ameaças internas», conclui que estes militantes estão a perspectivar a realização de um congresso extraordinário. Este congresso teria o objectivo de proporcionar o afastamento de Carlos Gomes Júnior da liderança do partido e, consequentemente, a sua exoneração do cargo do primeiro-ministro.

Passando do Diário Bissau para a Gazeta de Notícias, o tema e o teor desta notícia também constou deste semanário, onde cita o site Bissau Digital. Noutras linhas da actualidade, o jornal Gazeta de Notícias preferiu lançar em manchete a notícia que dominou a actualidade económica na semana passada. «FMI dá nota positiva ao Governo, mas… Espanha, Portugal, Franca e BAD falharam compromisso assumido» foi a manchete. Segundo o Gazeta de Notícias, o Fundo Monetário Internacional (FMI) deu nota positiva ao desempenho do Governo guineense, ao abrigo do programa de assistência pós-conflito.

O Última Hora também fez referência a esta notícia, mas escolheu um outro ângulo de abordagem. «FMI aponta o crescimento do país em mais de 2 por cento nos próximos três anos» foi o título escolhido. O ministro das Finanças, José Mário Vaz, promete manter rigor na gestão dos assuntos públicos, lembra o semanário, em alusão à conferência de imprensa dada esta semana por José Mário Vaz e pelo Chefe da Missão do Fundo Monetário Internacional.

Ainda no Última Hora pode ler-se «Processo de aviões suspeitos de transportar droga terá novo magistrado». Citando uma fonte do Ministério Publico, o jornal escreve que este processo faz parte «dos processos prioritários do novo titular deste órgão» porque, recorda, «a permanência do aparelho de longo curso no país, se deve a uma decisão política tomada pelo primeiro-ministro».

Enquanto isso, o jornal No Pintcha lança na capa o encontro desta semana do Presidente da República e do líder do Partido da Renovação Social (PRS), com o título «Malam Bacai Sanhá e Kumba Yala analisam situação política». «O Presidente da República e o Líder do Partido da Renovação Social estiveram reunidos, à porta fechada, esta terça-feira, para analisar o actual contexto político do país, de forma a que cada um contribua para a manutenção do clima de estabilidade na Guiné-Bissau», adianta o semanário estatal.

O mesmo semanário, ainda na primeira página destaca a cooperação bilateral entre Bissau e Tripoli. «Líbia promete sanar a crise energética em Bissau» é o título da notícia sobre a cooperação entre os dois países. A Líbia, segundo o No Pintcha vai enviar, brevemente, dois grupos de geradores de alta potência para aliviar a cidade de Bissau da crise e energética que enfrenta há vários anos. Uma informação confirmada esta semana pelo Secretário-adjunto da embaixada do país na Guiné-Bissau, durante o acto de entrega de um donativo do seu Governo, destinado às Forças Armadas.

Sem comentários:

Enviar um comentário