quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Espanha apostada em ajudar na exportação de peixe para UE

Bissau - A Espanha está apostada em apoiar a Guiné-Bissau a exportar o seu pescado para o mercado da União Europeia dentro dos parâmetros exigidos pelos "27", afirmou hoje (terça-feira) em Bissau o embaixador espanhol, Angel Ballesteros.

O diplomata espanhol fez este anúncio a bordo de um navio/escola do seu país, o Bouque Intermares, que hoje aportou em Bissau para uma visita de contacto com as autoridades guineenses, tendo sido visitado pelo Primeiro-ministro, Carlos Gomes Júnior.

Segundo o embaixador Ballesteros, o governo espanhol vai ajudar a Guiné-Bissau a preencher os requisitos internacionalmente exigidos, nomeadamente na União Europeia, para a exportação do pescado.

"Vamos ajudar e esperar que a Guiné-Bissau consiga exportar o seu pescado como merece e dentro dos parâmetros da União Europeia e que Espanha e outros países da União Europeia possam assistir a esse facto para que possam dizer que ajudaram a cumprir um sonho deste país", afirmou Angel Ballesteros.

Em 2010, o navio Bouque Intermares regressa à Guiné-Bissau para servir de local de cursos intensivos para 48 técnicos ligados às pescas que serão formados nos domínios de controlo de qualidade do pescado, fiscalização marítima e outras actividades do mar.

"Espanha está apostada em reforçar a sua cooperação com a Guiné-Bissau e hoje fez deslocar a este país, para uma visita, o seu navio mais importante para as relações internacionais, o Bouque Intermares", salientou o embaixador espanhol em Bissau.


O Primeiro-ministro guineense, Carlos Gomes Júnior, prometeu empreender rigor no controlo do sector das pescas, tendo salientado que decidiu incorporar a secretaria de Estado das Pescas no seu gabinete para "um melhor controlo do sector das pescas".

"Estamos preocupados com a área das pescas, sobretudo pela contribuição que esse sector pode dar ao país não só para o orçamento do Estado como para criação de postos de emprego", disse Carlos Gomes Júnior, destacando, contudo, a importância da preservação de espécies.

"Não interessa apenas vender licenças, também interessa fazer pesquisa para saber o estado das espécies, por isso é fundamental desenvolvermos a pesquisa cientifica", defendeu Gomes Júnior, prometendo o respeito total pelos acordos que o país tem com a União Europeia no domínio das pescas.


Sem comentários:

Enviar um comentário