terça-feira, 17 de novembro de 2009

Retomados trabalhos da Cimeira sobre Segurança Alimentar

Roma Os trabalhos da Cimeira Mundial sobre Segurança Alimentar retomaram na manha de hoje, em Roma, com a ordem de inscrições a destacar as intervenções dos presidentes do Zimbabwe, Togo, Guiné Bissau, Serra Leoa e Paraguai.
Aos discursos de Robert Mugabe, Faure Gnassingbe, Malam Bacai Sanha, Lugo Mendez e Bai Koroma, seguir-se-ão outras personalidades, em representação dos respectivos mandatários ao fórum, aberto segunda-feira, na principal sala de conferências da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO).
Os discursos convergem na necessidade da erradicação o mais urgente da fome e pobreza nos países mais desfavorecidos e a adopção de politicas de fomento à agricultura, entre outros aspectos.
Em representação do Presidente José Eduardo dos Santos, o primeiro-ministro Paulo Kassoma acentuou que a estratégia do governo angolano, para o quinquénio 2009-2014, prevê o aumento e diversificação da produção agro-pecuária e pesqueira, de forma sustentável, tornando mais acessível melhorar o abastecimento em produtos a população e, assim, melhorar a sua condição de vida.
Igualmente referiu-se ao compromisso do executivo em realizar, em Maio de 2010, a 26ª Conferência Regional da FAO para a África.
A Declaração Final da Cimeira, publicada na segunda-feira, refere que os líderes mundiais adoptaram, por unanimidade, o renovado compromisso para erradicar a fome, de forma “sustentável e com a maior brevidade possível".

Sem comentários:

Enviar um comentário