terça-feira, 24 de novembro de 2009

Líbia oferece apoio de infra-estrutura para Guiné-Bissau

, 23 nov (Lusa) - O presidente da Líbia e da União Africana (UA), Muammar Khadafi, ofereceu nesta segunda-feira à Guiné-Bissau quatro viaturas, 500 peças de fardamento, 250 pares de botas militares, fotocopiadoras, computadores e anunciou o envio de dois grupos geradores de energia.

Os materiais, transportados por um avião cargueiro, foram entregues hoje pelo secretário da embaixada da Líbia em Bissau, Hatim Bakar, ao secretário-geral da presidência guineense, Serifo Jakité.

“É mais um gesto de apoio da Líbia ao povo amigo da Guiné-Bissau, no âmbito dos excelentes laços de amizade existentes entre a Líbia e a Guiné-Bissau”, declarou Hatim Bakar.

De acordo com este responsável da embaixada Líbia, “muito brevemente” chegarão à Guiné-Bissau dois grupos geradores “de grande potência com capacidade para iluminar toda a cidade de Bissau”.

“Não posso adiantar a potência técnica das máquinas, só sei dizer que têm a capacidade para dar eletricidade para toda a capital”, disse Bakar.
A falta de energia elétrica é um dos problemas crônicos do país africano há mais de uma década.

O diplomata líbio frisou que todo o apoio que tem sido dado pelo seu país à Guiné-Bissau destina-se a ajudar a estabilização e a resolução dos “problemas prementes”.

O secretário-geral da presidência guineense, Serifo Jakité, por outro lado, disse que a oferta “testemunha a excelência das relações de amizade e de cooperação entre a Guiné-Bissau e a Líbia”.

As ofertas de Khadafi chegam a Bissau 48 horas após uma visita que o presidente guineense, Malam Bacai Sanhá efetuou à Líbia e que terminou sexta-feira.

A Líbia é um dos principais fornecedores de ajudas às Forças Armadas guineenses com viaturas, gêneros alimentícios e apoio logístico.

Em abril foram entregues às Forças Armadas guineenses 14 viaturas distribuídas aos chefes militares do país.

Sem comentários:

Enviar um comentário