sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Cartão amarelo» de Bacai Sanhá foi manchete

Bissau – A polémica da lei Eleitoral e a avaliação do FMI à Guiné-Bissau foram dois destaques da imprensa guineense esta semana. Também os 45 anos das Forças Armadas foram realçados.
«Ao presidir o Conselho de Ministros, Malam Bacai Sanhá exibe «cartão amarelo» ao executivo liderado por Carlos Gomes Júnior», foi a manchete esta semana do jornal Diário Bissau, que adianta que o Presidente da República advertiu o Governo para que não falhe na sua actuação, sob pena de frustrar as expectativas de desenvolvimento da Guiné-Bissau. A observação do chefe de Estado guineense vem expressa no comunicado da Presidência do Conselho de Ministros, que teve lugar no passado fim-de-semana, e que foi alargado aos Secretários de Estado, lembra o semanário.

O semanário lança ainda em capa, a polémica revisão da Lei Eleitoral por parte dos deputados, a qual assenta, sobretudo, na aplicação de uma caução no valor de 20 milhões para pessoas que, doravante, queiram candidatar-se às presidenciais. Sobre a matéria, o Diário Bissau entrevistou Carlos Vamain, jurista e constitucionalista guineense para quem «os deputados da Nação cometeram uma flagrante violação aos preceitos constitucionais».

Vamain afirmou que, nos termos da Constituição, todos os cidadãos são iguais perante a lei e gozam dos mesmos direitos sem distinção de cor, raça, etnia e sobretudo nível social. «Os representantes dos cidadãos não estão a prestar um bom serviço à Nação, na medida em que o Estado, deveria trabalhar com dinheiro limpo, com dinheiro honestamente conseguido. Portanto, não é com dinheiro da corrupção ou de proveniência duvidosa que se pode, digamos, falar em construção de um Estado de Direito, próspero e que possa funcionar em prol de desenvolvimento e das capacidades dos cidadãos. Portanto, isso significa que, se está a criar uma divisão entre os cidadãos guineenses», refere Vamain, na entrevista ao Diário Bissau.

Passando do Diário Bissau para o No Pintcha», o semanário estatal publicou em manchete que o «FMI dá nota positiva ao país». Numa alusão à conferência de imprensa conjunta entre o Ministro das Finanças e o chefe da missão do Fundo Monetário Internacional (FMI), o jornal cita Paulo Drummond, segundo o qual, a situação económica e financeira da Guiné-Bissau é satisfatória. Aliás, disse o chefe da missão do FMI a Bissau, os indicadores macroeconómicos apontam para um crescimento na ordem de 3,5 por cento em 2010 e 4 por cento para 2011 e 2012, respectivamente.

Outro destaque do No Pintcha foi «Forças Armadas comemoram 45 anos de existência». Para assinalar a data, mais uma parada militar. Cerimónia presidida pelo Presidente da República, Malam Bacai Sanhá, que no seu discurso, citado pelo semanário, afirmou que «já acabou o tempo de inventar casos no país». «Quero que todos assumam a responsabilidade de criar um clima de paz, estabilidade e de entendimento para que o Governo de Carlos Gomes Júnior possa cumprir o compromisso assumido perante o povo», salientou o Chefe de Estado guineense. Sobre o mesmo assunto, o Gazeta de Notícias avança para título: «45 anos ao serviço da integridade territorial e da soberania».

«No dia da criação das Forças Armadas, Amílcar Cabral investiu duas unidades importantes: a subsecção Vitorino, comandada pelo camarada Lai Seck, e a subsecção Botchecul, comandada pelo Camarada General Umaro Djalo que se encontra aqui presente entre nós», dizia o Presidente da República na cerimónia, recordando ainda que a missão mais importante destas subsecções era iniciar a luta na frente leste.
(c) PNN Portuguese News Network

Sem comentários:

Enviar um comentário