quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Forças Armadas vão continuar alerta junto à fronteira com o Senegal

As Força Armadas vão continuar alerta junto à fronteira com o Senegal
Bissau – As autoridades nacionais vão manter a presença militar junto à fronteira norte da Guiné-Bissau com a República do Senegal, enquanto esta se justificar.

As garantias da continuidade do exército guineense perto d fronteira norte com o Senegal, foram tornadas públicas esta quarta-feira pelo Chefe do Estado-maior General das Forças Armadas, General José Zamora Induta que, para o efeito se fez deslocar à zona esta quarta-feira.
Zamora Induta, reconheceu que o assunto é complicado tendo em conta a ausência prolongada das autoridades nestas localidades, situação que foi aproveitada pelas autoridades senegalesa para a ocupação de uma parcela da terra pertencente a território da Guiné-Bissau.

Nesta perspectiva, o Chefe do Estado-maior sublinhou também a necessidades do assunto ser resolvido junto das instâncias próprias, numa clara alusão aos recentes contactos diplomáticos entre Bissau e Dacar.

Instado a pronunciar-se sobre a situação militar no terreno, Zamora Induta disse que as Forças Armadas nacionais estão apenas limitadas a cumprira as suas obrigações de defesa da integridade territorial e segurança da população.

Na sua deslocação à linha fronteira, Zamora Induta foi informado pelo Comandante de operação intitulada «Pilar 184», Seidi Bà, acerca do desenrolar da situação no terreno, concretamente na zona de Cabo Roxo.
Oficialmente até esta data não há relatos de confrontos militar ente as Forças Armadas da Guiné-Bissau com o Senegal, mantendo-se a situação estacionaria.

Sumba Nansil
(c) PNN Portuguese News Network

Sem comentários:

Enviar um comentário