quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Vice-PR da África do SulMotlanthe visita Bissau

Joanesburgo - O vice-presidente sul-africano Kgalema Motlanthe visitará oficialmente a Guiné-Bissau nos dias 30 e 31 de Agosto com o reforço da cooperação a todos os níveis e investimentos na agenda.

Numa nota distribuída à comunicação social, o Governo do presidente Jacob Zuma refere que a visita do vice-presidente, que se realizará a convite do Primeiro -ministro Carlos Gomes Júnior, servirá para incentivar investimentos sul-africanos nas áreas da mineração de fosfatos e bauxite, turismo, telecomunicações, transportes, agricultura, pescas e turismo. 

Kgalema Motlanthe prestará homenagem durante a visita ao povo da Guiné-Bissau pelo apoio dado à luta do povo sul-africano contra o "apartheid", sob a liderança de Amílcar Cabral, referindo que "foi a partir dessa batalha comum que os dois povos e os dois países aprofundaram gradualmente o seu espírito de cooperação através da expansão de relações em vários setores importantes", conforme se lê na nota divulgada hoje (quinta-feira).

Da agenda de contactos entre as autoridades de Pretória e Bissau salientam-se a análise do progresso feito na cooperação na área da defesa e segurança, designadamente nas estratégias adoptadas para combater o crime organizado, em especial o narcotráfico. 

O Governo sul-africano afirma que o vice-presidente transmitirá aos guineenses o seu total apoio às reformas políticas e militares que o presidente Sanhá tem em curso. 

Pretória refere estar empenhada na revisão e implementação de variadas iniciativas de cooperação bilateral, nomeadamente nos campos da educação e saúde, em particular nas que têm por objectivo aumentar a formação de recursos humanos e capacidade operacional dos quadros locais.

Um acordo de promoção e proteção de investimentos bem como um memorando de entendimento para a cooperação económica e técnica fazem também parte dos objectivos desta visita, conclui o comunicado.

Sem comentários:

Enviar um comentário