terça-feira, 16 de agosto de 2011

Distribuição irregular das chuvas - Menor taxa de precipitação dos últimos quarenta anos

Bissau – A Guiné-Bissau registou uma baixa ao nível do volume da pluviosidade, assinalado no mês de Julho, registando-se a menor taxa de dos últimos 40 anos.

A informação foi avançada pelo Direcção-geral da Meteorologia Nacional, no âmbito da reunião do Grupo de Segurança Alimentar e Nutrição da Guiné-Bissau, que se realizou a 9 de Agosto, em Bissau.
No encontro, participaram o Ministério da Agricultura e Representantes do Programa Alimentar Mundial (PAM), Barros Bacar Bandjai e Pedro Figueiredo.


Os técnicos da Direcção-geral da Meteorologia Nacional informaram que a taxa de precipitação dos meses de Maio e Junho foi caracterizada por uma distribuição irregular das chuvas.


«O volume registado é inferior ao do ano passado e à média histórica de 1971 a 2000», informou o PAM, em comunicado de imprensa. Na sequência destas fracas chuvas em todo território nacional foi registado o início tardio das actividades de cultivo e plantação de pelos agricultores do interior do país.


Os sectores de Cachéu, São-Domingos e vila de Suzana, no norte do país, correspondem às localidades com maiores atrasos a nível de precipitação, onde se praticam as culturas de planalto, nomeadamente de milho e mancara.


«Trata-se de uma situação que pode comprometer os trabalhos de bas-fonds e mangrove nestas localidades», admite o Grupo de Segurança Alimentar e Nutrição da Guiné-Bissau.


Para fazer face a esta situação, o grupo criou a Comissão Restrita, que vai trabalhar na elaboração de um plano de imergência com base na análise da situação para três cenários possíveis e os seus impactos.


No final desta reunião foi elaborada a previsão para a campanha agrícola 2011/2012.


Sumba Nansil

Sem comentários:

Enviar um comentário