terça-feira, 2 de agosto de 2011

Amine Saad apresentou a demissão

Bissau - Amine Saad, Procurador Geral da República guineense, apresentou hoje o seu pedido de demissão ao Presidente da República Malam Bacai Sanhá, na sequência de alegadas pressões sobre o Ministério Público devido ao actual impasse nas investigações às mortes de Baciro Dabó e Hélder Proença, em 2009.

Segundo fontes do gabinete presidencial, o pedido de demissão já foi aceite pelo Presidente Malam. Esta demissão surge numa altura em que crescem em Bissau as críticas à Justiça guineense, acompanhadas de contínuas manifestações dos partidos da oposição que exigem a demissão do Primeiro Ministro Carlos Gomes Júnior.

Com a saída de Amine Saad, o Presidente Malam pretenderá resolver de uma vez por todas o principal “caso” da sua Presidência, escolhendo agora alguém que lhe dê garantias de que as investigações judiciais responderão às expectativas políticas internas criadas até aqui.


Depois do recente restabelecimento das relações da Guiné-Bissau com a União Europeia, e do reforço da cooperação internacional com o actual Governo guineense, este tsunami das estruturas do Ministério Público pode pôr em causa o actual Executivo e a independência da Justiça face a pressões de natureza política.


Amine Saad, tido até agora como um elemento de confiança do Presidente Malam, terá manifestado vontade de se distanciar destas pressões que têm incidido sobre o mais mediático processo de investigação na história da Guiné-Bissau. A intenção de manipulação do processo tem como principal objectivo a apresentação pública do actual Primeiro Ministro como o principal suspeito. Aliás, essa estratégia de pressão tem vindo a ser desenvolvida pelos partidos da oposição com as manifestações em Bissau na última semana, mas beneficiam também as alas do PAIGC que nos últimos anos têm-se posicionado contra a liderança partidária de Carlos Gomes Júnior.


Nesta imensa cadeia de pressões e interesses, o até agora Procurador Geral da República foi o elo mais fraco, sacrificado pela necessidade de afirmação política do Presidente Malam Bacai Sanhá.

(c) PNN Portuguese News Network

Sem comentários:

Enviar um comentário