quarta-feira, 3 de agosto de 2011

BM concede ajuda orçamental ao Governo

Bissau - O Banco Mundial (BM) concedeu ao governo da Guiné-Bissau um apoio orçamental de 6,4 milhões de dólares (cerca de 4,5 milhões de euros), o terceiro nos últimos anos, destinado a encorajar as reformas económicas em curso no país, refere um comunicado do Ministério da Economia guineense.


Segundo o comunicado, a ajuda orçamental do Banco Mundial, cuja assinatura do acordo ocorreu terça-feira em Bissau, vai permitir ao governo guineense "imprimir dinâmica na prossecução das reformas económicas nas áreas da gestão das finanças públicas e desenvolvimento do sector privado" do país.


Para o governo guineense, o apoio do BM enquadra-se no âmbito das ajudas da comunidade internacional aos programas de reformas encetados pelo executivo de Carlos Gomes Júnior desde 2009 e que já estão a dar frutos.

O comunicado lembra os "ganhos obtidos com as reformas", nos últimos três anos, traduzidos pelo perdão substancial da dívida externa da Guiné-Bissau.

A ajuda agora concedida pelo Banco Mundial destina-se a ajudar o governo a melhorar a prestação de "serviços essenciais" às populações dentro das estratégias do Denarp (Documento Estratégico de Redução da Pobreza) na Guiné-Bissau.

O governo de Bissau enaltece ainda a "boa cooperação" que tem mantido com o Banco Mundial, espelhada pela "abordagem positiva e dinâmica" e na recente nomeação de Wouri Diallo como seu representante no país.

Sem comentários:

Enviar um comentário