quarta-feira, 31 de agosto de 2011

África do Sul promete apoios à Guiné-Bissau em diversos sectores

Bissau - O Governo sul-africano comprometeu-se, esta terça-feira, 30 de Agosto, a dar apoios à Guiné-Bissau, nos diferentes sectores públicos do país tais como Educação, Saúde, reforma das áreas da Defesa e Segurança, bem como na extracção de mineiros.

O acordo foi assinado em Bissau, na sede do Executivo guineense, pelo vice-presidente sul-africano, Kgalema Motlanthe, que cumpre, esta quarta-feira, 31 de Agosto, o seu ultimo dia de visita à Guiné-Bissau.


O documento permite igualmente a possibilidades de ajudas nas áreas da mineração de fosfatos e bauxite, Turismo, Telecomunicações, Transporte, Agricultura e Pescas.


Trata-se de um acordo que traz vantagens para o Primeiro-ministro, Carlos Gomes Júnior, no domínio económico, e na abertura de uma linha de crédito para o país. Esta é uma oportunidade para Kgalema Motlanthe garantir o reforço da cooperação entre os dois países.


No que respeita ao sector da Saúde, o ministro Camilo Simões Pereira referiu que a Guiné-Bissau vai aproveitar o avanço da África do Sul no domínio da tecnologia na formação dos técnicos nacionais e no combate ao paludismo enquanto uma das principais causas de mortalidade em África.


O vice-presidente da África do sul veio à Guiné-Bissau a convite do Governo. Durante a visita, o dirigente sul-africano depositou coroas de flores no Mausoléu Amílcar Cabral, devendo deslocar-se para Bafatà, no leste cidade natalícia de Amílcar Cabral e depois para Quinhamel, região de Biombo.


Durante a sua estadia no país, o governante sul-africano manteve encontros com as autoridades nacionais e com o Presidente da Republica, Malam Bacai Sanhá.


Sumba Nansil

Sem comentários:

Enviar um comentário