segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Guiné-Bissau vai registar este ano recorde na exportação de castanha de caju

Bissau, Guiné-Bissau, 29 Ago – A Guiné-Bissau vai exportar este ano 174 mil toneladas de caju, um recorde do principal produto do país e que deverá render 226 milhões de dólares, disse sexta-feira em Bissau o presidente da Comissão Nacional do Caju (CNC).

A campanha do caju iniciou-se em Março passado e a exportação um mês depois mas os números deverão rondar os avançados por André Nanque, que destacou o facto de este ano ter sido também o de melhor preço para o produtor (uma média de 333 francos CFA por quilo, cerca de 50 cêntimos).

“No preço de exportação conseguimos atingir 1600 dólares por tonelada, embora a média esteja nos 1300 dólares”, disse o presidente da CNC, sublinhando que no ano passado a Guiné-Bissau exportou 122 mil toneladas, um pouco mais em 2009, chegando às 135 mil toneladas, e não passando das 109 mil em 2008.

Na base do sucesso da presente campanha estiveram “as boas condições atmosféricas” mas também os preços elevados, a fraca produção de outros países e a instabilidade na Costa do Marfim, o maior produtor de África, com quase 400 mil toneladas anuais, segundo o responsável.

A importância de um bom ano é fundamental para a Guiné-Bissau, um dos países mais pobres do mundo e cuja economia assenta essencialmente na castanha do caju.

Por falta de capacidade e de investimentos no sector, a Guiné-Bissau exporta quase toda a castanha de caju em bruto, já que nem 15% consegue processar.

Em declarações à agência noticiosa portuguesa Lusa, André Nanque disse que o Estado vai arrecadar este ano 14 milhões de dólares só em receitas alfandegárias com a exportação de caju, que até Dezembro deverá ter o Instituto Nacional do Caju.

Sem comentários:

Enviar um comentário