terça-feira, 30 de agosto de 2011

Portugal dá formação à Guarda Nacional e à Policia da Ordem Publica

Bissau – Mais de 110 efectivos da Guarda Nacional (GN) e da Policia da Ordem Publica (POP) da Guiné-Bissau terminaram, esta quinta-feira, 25 de Agosto, um curso de formação nos domínios da actualização e do aperfeiçoamento, bem como o curso pedagógico de formadores em investigação criminal.

Esta acção de formação insere-se no âmbito do Projecto de Cooperação Técnico Policial entre a Guiné-Bissau com Portugal, para o ano 2011, no quadro das reformas em curso nos sectores de segurança e defesa no país.


A iniciativa tem como objectivos contribuir para melhorar os conhecimentos técnico-profissionais dos elementos das Forças de Segurança, promover a proximidade na prática diária de atitudes conducentes a uma cidadania activa e aumentar a qualidade das acções da POP e da GN.


Durante pouco mais de dois meses, os participantes abordaram vários módulos, entre os quais, os direitos fundamentais, o direito penal e processual, a fiscalização e legislação rodoviária, a técnica de intervenção policial e a organização e funcionamento das forças de segurança.


De acordo com a organização, estes temas levarão os formandos a estarem aptos e a desenvolver, de forma mais eficaz, as suas funções policiais. O curso foi administrado pela Polícia de Segurança Pública (PSP) e pela Guarda Nacional Republicana (GNR), de Portugal.
Durante a cerimónia de enceramento, José Luís Lopes Ferreira, oficial de Ligação do Ministério da Administração Interna de Portugal, destacou a importância desta formação, anunciando outra para meados de Setembro.


O enceramento foi presidido pelo Secretário de Estado da Segurança Nacional e Ordem Publica, Otávio Alves, que referiu que este curso representa uma das formas mais sólidas, para o Governo, na implementação dos diplomas legais já aprovados pela Assembleia Nacional Popular.


«Constituiu a forma mais sólida para o sucesso da reforma em curso no sector de segurança”, disse o governante. Neste sentido, o responsável pela Segurança Nacional e Ordem Publica disse estar convicto de que as outras acções que se seguirão vão contribuir para melhorar a capacidade técnica e científica dos agentes da POP e da GN e, consequentemente, a sua capacidade operativa.


Esta é uma das acções de formações levadas a cabo através do Governo de Portugal e financiando pelo IPAD, Instituto Português de Apoio ao Desenvolvimento, no âmbito de reformas em curso na Guiné-Bissau.


Sumba Nansil

Sem comentários:

Enviar um comentário